Luís Filipe Vieira é um dos quatro detidos no âmbito de um processo que envolve negócios e financiamentos superiores a 100 milhões.
Comentários: 0

O empresário e presidente do Benfica Luís Filipe Vieira foi detido na quarta-feira (7 de julho de 2021), numa investigação – processo “Cartão Vermelho” – que envolve negócios e financiamentos superiores a 100 milhões de euros, com prejuízos para o Estado e algumas sociedades. Tiago Vieira, filho do presidente do Benfica, o agente de futebol Bruno Macedo e o empresário José António dos Santos, conhecido como o "rei dos frangos”, foram igualmente detidos. Um dos negócios sob investigação estará relacionado com a promotora imobiliária Imosteps, que Vieira vendeu ao “rei dos frangos” por um euro, libertando-se assim de uma dívida de 54 milhões de euros.

Segundo escreve o ECO, Luís Filipe Vieira vendeu as ações da Imosteps ao amigo e empresário José António dos Santos por um euro no final de 2020, uma operação que permitiu ao presidente do Benfica libertar os avales pessoais e da sua mulher, Vanda Vieira, que tinham sido dados sobre a dívida de 54 milhões de euros que aquela sociedade chegou a ter no Novo Banco.

Foi em 2012 que Luís Filipe Vieira assumiu a Imosteps, a pedido do ex-presidente do BES Ricardo Salgado, ficando responsável por uma dívida de 54 milhões de euros que passou depois para Novo Banco e sobre a qual havia dado avales pessoais e da sua mulher, conforme explicou Luís Filipe Vieira recentemente no Parlamento, numa audição realizada no âmbito da comissão de inquérito ao Novo Banco.

De acordo com a publicação, em agosto do ano passado, esta dívida de 54 milhões de euros (já em incumprimento) foi comprada por José António dos Santos a um fundo internacional – a Davidson Kempner, que havia adquirido o crédito ao Novo Banco três meses antes na carteira Nata II — por oito milhões de euros, através do fundo Portugal Restructuring Fund, FCR, gerido pela Iberis Semper, do “rei dos frangos”. 

Mais tarde, em dezembro, Vieira vendeu as ações que tinha na Imosteps ao fundo da Iberis Semper. Desta forma, José António do Santos passou a ser titular da totalidade do ativo e passivo da Imosteps, tendo Vieira ficado desonerado de qualquer responsabilidade associada à sociedade.

Um relatório interno do Banco de Portugal mostra que a Imosteps era detida a 90% por Luís Filipe Vieira, sendo que os restantes 10% estavam nas mãos do filho Tiago Vieira (5%) e de Almerindo Duarte (5%). 

O fundo Davidson Kempner acabou, entretanto, por ganhar dinheiro com a Imosteps, escreve o ECO. Como? O fundo adquiriu o crédito por cinco milhões ao Novo Banco em maio do ano passado, quando comprou a carteira de malparado Nata II, e em agosto já tinha revendido a dívida por oito milhões ao “rei dos frangos”, num negócio que rendeu uma mais-valia de três milhões em três meses.

Interrogatórios prosseguem este sexta-feira

Entretanto, e segundo a Lusa, os interrogatórios aos quatro detidos no âmbito do processo “Cartão Vermelho”, que começaram esta quinta-feira, prosseguem hoje (9 de julho de 2021).

Na quinta-feira, os detidos foram identificados pelo juiz de instrução, com a defesa a consultar a prova indiciária até às 22h, refere a agência de notícias. 

De recordar que Luís Filipe Vieira foi um dos quatro detidos no âmbito de uma investigação que envolve negócios e financiamentos superiores a 100 milhões de euros, com prejuízos para o Estado e algumas sociedades.

Segundo o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), estão em causa factos suscetíveis de configurar “crimes de abuso de confiança, burla qualificada, falsificação, fraude fiscal e branqueamento de capitais”.

Para esta investigação foram cumpridos 44 mandados de busca a sociedades, residências, escritórios de advogados e uma instituição bancária em Lisboa, Torres Vedras e Braga. Um dos locais onde decorreram buscas foi a SAD do Benfica que, em comunicado, adiantou que não foi constituída arguida.

*Com Lusa

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade