O empresário Kevin Ho, da KNJ, dono do imóvel está a analisar outras oportunidades de negócio em Portugal.
Comentários: 0
Hotel no edifício JN aprovado e construção prevista para início de 2022
Projeto do Hotel Jornal OODA Arquitetura

A transformação do histórico edifício sede do Jornal de Notícias, no Porto, num hotel de luxo do grupo Marriott deu mais um passo para a sua concretização e a expetativa do empresário Kevin Ho, dono da KNJ - Investment Limited, é que a construção possa avançar no primeiro trimestre de 2022. Ao idealista/news, fonte do empresário macaense, adianta que estão “ultrapassadas as condicionantes que o projeto enfrentou e que determinaram algum atraso” e, neste momento, “a expectativa é que a obra se inicie no final do primeiro trimestre de 2022”.

O avanço dos trabalhos de transformação do edifício, com 17 andares e 14 mil metros quadrados (m2) de área total, irá avançar “logo que concluído o concurso de construção que deve ser desencadeado ainda este ano”, segundo a mesma fonte.

Hotel no edifício JN aprovado e construção prevista para início de 2022
OODA Arquitetura

Com projeto de arquitetura do gabinete OODA, a unidade hoteleira que vai chamar-se Hotel Jornal, em homenagem à atividade jornalística que o edifício albergou durante mais de 60 anos, terá 213 quartos, e tem previsto um investimento de cerca de 40 milhões de euros.

De recordar que o empresário macaense Kevin Ho – maior acionista da Global Media – acordou a compra do edifício sede, em 2017 - através da empresa Empatia Autêntica Lda. -, com os restantes acionistas detentores do Jornal de Notícias, o Diário de Notícias, a TSF e O Jogo, por um montante que não foi revelado publicamente. Contudo, o imóvel apresentava, na altura, um valor de mercado próximo dos 10 milhões de euros.

Mudança das redações até final do ano pedida pelo KNJ

A Torre JN – como é conhecida – foi projetada originalmente pelo arquiteto Márcio Freitas, na década de 60 do século XX. Situado em pleno centro da Invicta, o edifício fica localizado ao lado da principal estação de Metro do Porto, a Estação da Trindade.

E, atualmente, embora parte significativa dos andares do imóvel se encontre devoluta, continuam a funcionar no edifício as redações dos jornais JN, Dinheiro Vivo, O Jogo e a TSF, ocupando cerca de dois pisos, sendo que os serviços de apoio se encontram ao nível do rés-do-chão.

Hotel no edifício JN aprovado e construção prevista para início de 2022
OODA Arquitetura

Desde 2019, quando foi fechado o negócio, tem estado em cima da mesa a mudança das redações para um imóvel que o grupo Global Media adquiriu na Rua de Latino Coelho, a cerca de um quilómetro de distância do edifício sede, mas até ao momento isso ainda não aconteceu.

O idealista/news apurou que a saída dos jornalistas e demais funcionários dos meios de comunicação em causa para outro local foi requerida pelo KNJ para acontecer até ao final de 2021, com o objetivo de se poder avançar com as obras de transformação do imóvel na unidade hoteleira, no arranque do próximo ano. E questionou, por diferentes vias, a administração da Global Media Group sobre se a mudança das redações para novas instalações vai concretizar-se nesta data, bem sobre outros detalhes inerentes, mas até à publicação deste artigo não obteve qualquer resposta.

Investidor macaense atento a novas oportunidades em Portugal

Numa altura em que tem em início de construção o projeto residencial Miramar Tower, localizado na Foz do Douro - com a comercialização dos apartamentos a ser um êxito de vendas -, a “KNJ tem vindo a analisar e continuará a analisar oportunidades de investimento em Portugal porque de facto existe interesse em expandir o seu envolvimento com o nosso país”, revela a mesma fonte do promotor.

Dando nota que “o interesse que não se cinge, obviamente, apenas ao imobiliário”, garante ainda que, neste momento, "não está concretizado nenhum novo investimento em concreto”.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta