Carlos Moedas acredita que haverá espaço para instalar a “fábrica de unicórnios” que idealizou, mas quase todos os edifícios estão cedidos.
Comentários: 0
Hub Criativo do Beato só abre em 2022
Lucios

O Hub Criativo do Beato (HCB) só deverá abrir portas em meados de 2022, depois de várias promessas de abertura não cumpridas. O novo presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Carlos Moedas, visitou o local recentemente e disse estar convicto de que ainda há espaço para instalar a incubadora de grandes empresas que idealizou – uma espécie de “fábrica de unicórnios” –, isto apesar de quase todos os edifícios terem “inquilinos”.

Segundo o Público, o atraso geral do projeto, anunciado em 2016, foi um tema que esteve sempre presente na visita do autarca ao HCB, tendo Carlos Moedas realçado que se comprometia a “agilizar” processos para conseguir resultados mais rápidos. “O grande problema da gestão é pôr as pessoas a trabalhar em conjunto, acho que é uma coisa que faço bem”, disse aos jornalistas, depois de referir que há coisas que ficam paradas “por uma questão de comunicação entre os serviços”. 

Miguel Fontes, diretor da Startup Lisboa, referiu que à CML competia fazer as obras de infraestruturas, ou seja, as novas redes de gás, água, esgotos, eletricidade, iluminação e zonas verdes. Trabalhos que começaram em fevereiro de 2020, em plena pandemia. 

Assim será o futuro Hub Criativo do Beato
Hub Criativo do Beato

“Não havia rigorosamente nenhuma informação disponível” sobre o estado das infraestruturas, disse o gestor do projeto, José Mota Leal, para justificar a demora no arranque das obras camarárias. Estas foram as últimas a arrancar e as primeiras a ficar concluídas.

Miguel Fontes acrescentou, citado pela publicação, que o modelo de construção “seguido é que cada entidade fosse responsável pela reabilitação”, sendo este um processo que está a avançar “a ritmos diferentes”. “A Covid-19, obviamente, impactou a todos os níveis e atrasou alguns destes projetos”, afirmou, salientando que “ainda não foi descoberto um modelo [no setor da construção] em que não haja derrapagens”. 

De acordo com o diretor da Startup Lisboa, o edifício de 11.000 metros quadrados (m2) cedido à incubadora de empresas Factory foi o primeiro a entrar em obras, devendo abrir portas, “a primeira parte” do mesmo, até março de 2022. Já os edifícios destinados à restauração estão bem adiantados

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta