A operação de venda da Herdade de Rio Frio, um dos maiores terrenos agrícolas do país, estará prestes a chegar ao fim. A propriedade – tem 3.600 hectares e está localizada em Alcochete – pertencia ao extinto Banco Português de Negócios (BPN) e está agora nas mãos da Parvalorem (detida pelo Estado) e do BCP. Deverá ter, no entanto, novos donos em breve, e tudo indica que o Grupo Amorim será o futuro proprietário da herdade.
Segundo o ECO, após dois concursos de venda falhados, há agora um acordo de princípio, podendo o negócio ser consumado em breve. Os primeiros concursos foram lançados em 2018, mas não houve luz verde para a venda/compra da Herdade de Rio Frio. Parece agora haver luz ao fundo do túnel no processo, com o negócio a poder ser consumado nos próximos dias, salvo qualquer imprevisto de última hora.
De recordar que, conforme escrevemos recentemente, a Parvalorem e o BCP selecionaram três entidades para apresentarem propostas finais pela herdade, tendo recebido algumas manifestações de interesse.
A Herdade de Rio Frio, recorda a publicação, é propriedade da sociedade Cold River’s Homestead, constituída em março de 2018. Sociedade essa que é detida em partes iguais (50%) pela Parvalorem (tutelada pelo Ministério das Finanças) e pelo BCP.
Tem uma área de 3.600 hectares, dos quais 2.600 são sobreiros e cerca de 130 são vinha. De acordo com o ECO, o interesse do Grupo Amorim deverá estar na parte dos sobreiros, pela produção de cortiça, sendo que na propriedade realiza-se também produção de arroz e de gado.
Importa frisar que a Herdade de Rio Frio inclui ainda o Palácio de Rio Frio, num terreno ao lado, que está nas mãos do Novo Banco, ou seja, não está abrangido por este negócios.
Para poder comentar deves entrar na tua conta