
Está tudo a postos para que seja selada a venda do portfólio imobiliário da ECS Capital à Davidson Kempner Partners. O contrato de compra e venda desta carteira de hotéis de luxo (e outros imóveis) deverá ser fechado esta quinta-feira, dia 29 de dezembro, entre os bancos portugueses e o fundo norte-americano pelo valor de 850 milhões de euros. Dada a sua dimensão, este já é considerado o negócio imobiliário do ano.
Isto quer dizer que a carteira de hotéis de luxo situados em Portugal - conhecida por Projeto Crow - vai passar para as mãos do fundo Davidson Kempner na reta final de 2022. Em causa está, por exemplo, a transação do Cascatas Golf & Resort Spa da Hilton, dos hotéis do Grupo NAU e do crédito malparado do Conrad Algarve.
O acordo final para a venda de fundos de reestruturação da ECS Capital foi assinado em agosto entre a Davidson Kempner e a Caixa Geral de Depósitos (CGD), BCP, Novo Banco, Santander e Oitante. O BCP, o Novo Banco e a CGD são os bancos que possuem maiores exposições ao negócio, de 470 milhões, 290 milhões e 260 milhões, respetivamente.
Depois de vários meses de negociações finais e de ter sido dada a a luz verde por parte dos reguladores de Portugal e de Luxemburgo, os bancos e o fundo norte-americano começaram a preparar toda a documentação necessária para fechar o negócio na última semana de 2022, escreve o ECO. Fontes próximas do processo avançam que o negócio deverá ser selado esta quinta-feira, mas admitem que poderá derrapar alguns dias dada a complexidade da transação. Mas o objetivo é que a venda do portfólio imobiliário se concretize ainda em 2022.
O processo de venda do Projeto Crow já leva mais de dois anos de altos e baixos. Durante esta caminhada, os bancos chegaram a acordo para dividir os ativos da ECS, retirando imóveis do portfólio de “valor residual”. E tiveram de avaliar várias propostas de compra desta carteira de imóveis, já que a corrida foi bem competitiva. Além da Davidson Kempner Partners (a vencedora final), o negócio atraiu outros potenciais compradores como a Bain Capital/Cerberus.
Para poder comentar deves entrar na tua conta