
O maior negócio imobiliário de 2022 ficou selado mesmo a terminar o ano. Em causa está a venda de um portefólio de imóveis, nomeadamente hotéis de luxo, à norte-americana Davidson Kempner. Um processo longo e que se arrastou durante meses. Falamos do Projeto Crown, como foi designado, que foi adquirido por 850 milhões de euros, confirmou a PLMJ, que assessorou a transação, em representação dos compradores.
A sociedade de advogados considera que esta “foi a maior transação de 2022”, tendo envolvido “a compra do maior portfolio de sempre de ativos imobiliários portugueses”. Ativos esses que estão “situados em várias geografias do país e ilhas”.
“O portfólio de ativos adquiridos pela Davidson Kempner European Partners inclui 21 hotéis, cinco campos de golfe, um conjunto de propriedades para desenvolvimento futuro, plataformas logísticas e um centro comercial”, refere a PLMJ.
Num artigo publicado no seu site, são revelados mais alguns detalhes do negócio: “No âmbito do chamado Projeto Crow, a Davidson Kempner European Partners adquiriu, por 850 milhões de euros, dois fundos de private equity – um português e um luxemburguês –, um conjunto de sociedades portuguesas também detentoras de ativos imobiliários e ainda a ECS, a entidade gestora de fundos de capital de risco com mais de mil milhões de euros de ativos sob gestão”.
A empresa lembra que o Projeto Crow arrancou em janeiro de 2021 e que “esteve ao lado da Davidson Kempner European Partners desde o início, primeiro na fase de apresentação de propostas e, depois de selecionada, em toda a negociação da aquisição com as várias entidades envolvidas”.
A PLML revela, ainda, que do lado dos bancos vendedores – Caixa Geral de Depósitos, Millennium bcp, Novo Banco e Santander – a operação foi assessorada pela Linklaters, tendo a Morais Leitão representado os bancos financiadores.
Para poder comentar deves entrar na tua conta