Organização do Salão Imobiliário de Portugal faz "balanço muito positivo" do evento que decorreu em Lisboa, entre 4 e 7 de maio.
Comentários: 0
Salão Imobiliário de Portugal
SIL

Estando no centro das atenções do mercado nacional e internacional, na semana passada, o SIL – Salão Imobiliário de Portugal 2023 registou crescimentos de quase 50% face à edição anterior, tanto no número de visitantes como de empresas expositoras. Promovido pela Fundação AIP, a organização faz, por isso, "um balanço muito positivo da sua 26ª edição". Aconteceu entre os dias 4 e 7 de maio na FIL, no Parque das Nações em Lisboa.

O SIL, que teve o idealista como media/partner, realizou-se em simultâneo com a Tektónica, evento líder da construção em Portugal. Juntos, os dois eventos ocuparam mais de 35.000 metros quadrados (m2) de exposição e ainda o PT Meeting Center, onde se realizaram as Conferências SIL. No seu conjunto registou-se um incremento de 47% de visitantes (ultrapassado os 22.500 ) e 45% de expositoras, mais de 400 empresas, segundo é revelado em comunicado.

SIL
SIL

Para Sandra Bértolo Fragoso, gestora do evento, “este aumento traduz-se em mais contactos, mais network e sobretudo mais negócios". Durante os quatro dias das feiras, segundo as palavras da responsável, "foi percetível o sentimento geral de satisfação pela forma como o evento estava a decorrer”, sendo que “os expositores destacaram não só o aumento do número de visitantes, mas também a adequação do perfil às suas expetativas, bem como a presença de compradores internacionais.

O SIL "afirma-se, cada vez mais, como o grande marketplace do mercado imobiliário nas suas mais diversas vertentes: enquanto espaço de oferta de oportunidades de negócio para profissionais e para o público final e como o grande espaço de reflexão e debate sobre os grandes temas da atualidade do setor”, conclui Sandra Bértolo Fragoso.

Conferências SIL discutem temas centrais do imobiliário e da habitação


Durante os dois primeiros dias foram abordados alguns dos desafios mais pertinentes que o setor tem de enfrentar, como, por exemplo:

  • a escassez de oferta;
  • a subida das taxas de juro;
  • as questões do licenciamento;
  • a dificuldade em encontrar “habitação acessível” nos principais centros urbanos, problema que afeta sobretudo os mais jovens.
SIL
idealista/news


Estes e outros temas centrais e emergentes do setor do Imobiliário estiveram presentes durante as diversas conferências como os “Desafios da Habitação” no âmbito da Conferencia “SIL Cidades” que contou com a participação de vários autarcas, tais como Carlos Moedas de Lisboa e Pedro Baganha do Porto.

Da “Conferência SIL Investment Pro, powered by APPII”, que reuniu entidades setoriais e empresas que debateram o “Estado da Nação “do Imobiliário, da Habitação e do Licenciamento saiu a conclusão unânime da necessidade de simplificar o novo Regime de Licenciamento, bem como de ter, por parte do Governo, um plano de cedência de terrenos e edifícios públicos "bem montado".

Prémios SIL distinguem projetos, empresas e personalidades de 2023


A 26ª edição do SIL foi ainda marcada pela cerimónia de entrega de Prémios SIL do Imobiliário que distinguiu a personalidade que mais se evidenciou em 2023. Beatriz Rubio, CEO da RE/MAX foi a vencedora do “Prémio Personalidade”.

De destacar as três novas categorias, nomeadamente:

  • “Melhor Campanha de Lançamento”, atribuído à Mirear da Solyd Propertys,
  • o Prémio “Inovação” que distinguiu a ERA na categoria Mediação Imobiliária e White Balance na categoria Promoção Imobiliária
  • Na categoria “Responsabilidade Social” a vencedora foi a Camp-in da Associação Just a Change que representa o melhor projeto imobiliário em prol e para a comunidade.
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta