Percurso ribeirinho de Loures foi inaugurado recentemente e representa um investimento de 13 milhões de euros.
Comentários: 0
Passadiços de madeira em Portugal
Via atelier Topiaris

O percurso ribeirinho de Loures, que liga este município ao de Vila Franca de Xira, ao longo de seis quilómetros junto ao Rio Tejo, foi inaugurado recentemente (dia 7 de setembro de 2023), representando um investimento de 13 milhões de euros. Em causa está uma ligação ciclo pedonal feita através de passadiços de madeira.

Trata-se de uma infraestrutura que atravessará parte dos terrenos do município de Loures que foram utilizados durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e que tem uma extensão de 6,1 quilómetros e representou um investimento global de cerca de 13 milhões de euros. Deste valor, 11 milhões de euros foram suportados pela Câmara de Loures, no distrito de Lisboa, e os restantes dois milhões por fundos comunitários.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Loures (CML) destacou a importância desta obra que “devolve o acesso ao Tejo” à população do concelho. “É uma infraestrutura de extrema importância, do ponto de vista daquilo que é a mobilidade e as boas práticas de saúde das pessoas. Já se pode ir de Vila Franca, passando por Loures, a Lisboa, Oeiras e Cascais. Isso é importante do ponto de vista daquilo que é a mobilidade metropolitana”, sublinhou Ricardo Leão.

O autarca sublinhou a “complexidade técnica desta obra”, uma vez que a construção foi feita “toda ela em madeira (4.612 estacas)” e sob o sapal do rio. “São poucos os passadiços neste país com seis quilómetros em que toda ela é construção sobre o sapal do rio, o que permite a todos os utilizadores uma ligação ao rio mais próxima e vários pontos de observação de aves”, apontou.

Um percurso com 10 pontes

O percurso ribeiro de Loures contempla 10 pontes, 14 túneis de sombra, quatro pontos de observação e de estadia, 1.621 árvores e 41.420 arbustos. Foram ainda colocadas luminárias autónomas com células fotovoltaicas.

Apesar de o percurso ribeiro de Loures já ter sido inaugurado, os trabalhos de revestimento vegetal, que incluem a plantação de árvores, arbustos e subarbustos, assim como a recuperação da área de sapal, serão efetuados no decorrer do outono e do inverno deste ano.

*Com Lusa

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta