
A atividade de investimento em imobiliário comercial registou um volume de negócios de 749 milhões de euros no primeiro semestre de 2023, mais 17% que no período homólogo. Foram feitas cerca de 40 operações, tendo o valor médio por transação rondado 20 milhões de euros. Em causa estão dados que constam na 41ª edição do Marketbeat Portugal, da Cushman & Wakefield (C&W), que revelam ainda que os ativos de retalho concentraram 38% do volume total investido, seguindo-se a hotelaria (36%).
Segundo Eric van Leuven, Diretor Geral da consultora imobiliária em Portugal, apesar da atividade de investimento imobiliário comercial ter registado uma trajetória ascendente nos primeiros seis meses do ano, “antecipa-se um abrandamento da mesma até final do ano”, tendo em conta o “enquadramento mais adverso da economia”.
“A atividade dos mercados ocupacionais foi caracterizada por um comportamento díspar, variando entre uma quebra acentuada no mercado de escritórios da Grande Lisboa e um aumento relevante no segmento de indústria e logística”, comenta, citado em comunicado.
Ainda relativamente ao investimento comercial em 2023, a C&W adianta que o crescimento homólogo de 17% ocorrido no primeiro semestre foi influenciado pela conclusão de algumas transações de grande dimensão, com os três maiores negócios a representarem perto de 60% do volume investido.
“Adicionalmente, registou-se um aumento do investimento estrangeiro, que agregou 77% do volume total, com o capital nacional a contrair para os 172 milhões de euros”, lê-se na nota.
Até final de 2023, o cenário não é animador: “(…) Com cerca de 1.180 milhões de euros de transações atualmente em diversas fases de negociação, as estimativas apontam para que este ano se registe um volume de investimento ligeiramente inferior a 2.000 milhões de euros, refletindo uma quebra de 36% face a 2022. Ainda assim, Portugal continua a ser visto como um mercado com uma relação risco/retorno muito interessante. Prevê-se, por outro lado, que o ajustamento de preços seja mais rápido do que na última crise”, conclui a consultora imobilária.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta