O Novobanco está a tentar vender os bens imobiliários do grupo empresarial do antigo presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira. Em causa estão 11 terrenos para urbanização, quase todos com grandes áreas, em locais como Lisboa e Algarve. Ativos valerão quase 100 milhões de euros.
A notícia foi avançada pelo Correio da Manhã no passado dia 4 de março. Segundo a publicação, para vender os terrenos de Luís Filipe Vieira, o banco liderado por Mark Bourke pediu autorização ao Fundo de Resolução para que aprove o Processo Especial de Revitalização (PER) das empresas do ex-presidente do Benfica que estão incluídas no Fundo FIAE – Promoção e Turismo (e que estão em risco de falência). Só depois disso é que poderão ser vendidos.
Recorde-se que o Novobanco detém 96% do FIAE e Luís Filipe Vieira os restantes 4%.
No entanto, fontes de mercado adiantaram ao jornal ECO que será difícil vender os ativos até final de 2024, face a vários problemas. Falta de licenciamento, alvarás caducados e solos contaminados são alguns deles, e podem estar a afastar os investidores.
“Os terrenos ainda não estão no mercado e o Novobanco tem feito uma sondagem, diretamente, junto dos potenciais interessados, mas a recetividade dos investidores tem sido muito baixa”, disse ao ECO uma fonte próxima do processo. “Os terrenos, tal como estão, não são atrativos, não são localizações prime e nenhum tem licenciamento”, lê-se ainda.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta