A britânica Pollen Street Capital comprou, através da portuguesa Finsolutia, a plataforma gestora imobiliária e de crédito Hipoges. As empresas revelam, em comunicado, que “o grupo combinado reunirá mais de 2.000 profissionais e aproximadamente 55 mil milhões de euros em ativos sob gestão, com equipas locais em quatro países e 11 cidades, garantindo uma forte cobertura nacional em Portugal, Espanha, Itália e Grécia”. O valor do negócio não é divulgado e a sua concretização está sujeita às autorizações regulamentares habituais.
Em causa está uma operação que permitirá “criar a principal plataforma europeia de serviços de crédito e imobiliários suportada por tecnologia, unindo competências e presenças complementares para oferecer um único parceiro de serviço completo aos maiores investidores de ativos em toda a Europa”, asseguram as empresas.
“A combinação do grupo proporcionará uma maior escala e uma especialização mais profunda nos mercados do sul da Europa (…). Juntas, a Hipoges e a Finsolutia oferecerão uma maior capacidade para operações complexas, análises mais aprofundadas para uma melhor tomada de decisão e uma gama mais ampla de competências para responder às necessidades em constante evolução dos clientes”, lê-se na nota.
De acordo com o Jornal de Negócios, que cita imprensa internacional, a transação irá consumar-se por um montante entre 100 a 150 milhões de euros, um valor inferior aos 200 milhões de euros pedidos pelo fundo norte-americano KKR (detém a Hipoges) há dois anos.
A Hipoges, recorde-se, foi fundada em 2008 e tem mais de 50 mil milhões de euros em ativos sob gestão. “Com operações em Portugal, Espanha Grécia e Itália e uma equipa de mais de 1.800 profissionais, a Hipoges presta serviços a instituições financeiras de referência e investidores internacionais, oferecendo soluções completas ao longo de todo o ciclo de investimento e gerindo uma ampla variedade de ativos de crédito e imobiliários”, é referido no documento.
Já a Finsolutia, que foi fundada em 2007 por Nuno Silva, “desenvolveu uma oferta integrada de serviços suportados por tecnologia ao longo de toda a cadeia de valor do crédito e do imobiliário”, tendo uma “forte presença na Península Ibérica e uma rápida expansão para outras geografias”.
Uma “combinação estratégica”
Citados no documento, Hugo Velez e Claudio Panunzio, fundadores e co-diretores da Hipoges, antecipam um futuro otimista: “Com a Pollen Street Capital e a Finsolutia encontramos parceiros que partilham os nossos valores, a nossa paixão e a nossa visão de futuro, pelo que estamos entusiasmados por iniciar juntos o próximo capítulo desta incrível aventura, convictos de que esta aliança estratégica trará maior valor aos clientes e novas oportunidades para as nossas equipas”.
Do lado da Pollen Street, a sócia-diretora Lindsey McMurray fala numa “combinação estratégica” que “reúne duas empresas excecionais com competências complementares”. “Os clientes beneficiarão de maior escala, análises mais aprofundadas e capacidades de serviço mais alargadas, prestadas por equipas que conhecem estes mercados melhor do que ninguém. Orgulhamo-nos de apoiar esta combinação e estamos entusiasmados por continuar a trabalhar com ambas as equipas para acelerar o crescimento, oferecendo serviços especializados e excecionais aos clientes”, comenta.
Também citado no comunicado, Nuno Silva, fundador e sócio-diretor da Finsolutia, diz estar muito entusiasmado por unir forças com a Hipoges. “Na Finsolutia, a tecnologia impulsiona a forma como originamos, gerimos e melhoramos os serviços para os clientes. Ao combinar a experiência de mercado com tecnologia avançada, permitimos que as instituições financeiras e os proprietários de ativos ofereçam um serviço mais rápido e em maior conformidade regulamentar, mantendo-nos como parceiro preferencial para os clientes na Península Ibérica e além, juntamente com a Hipoges”, conclui.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta