Sabias que até final do ano podes vir a pagar menos pela fatura da luz? Isto porque a nova lei que permite produzir eletricidade para consumo próprio através de painéis solares deve aprovada em setembro. Tratou-se de um processo longo – o projeto de lei demorou cerca de um ano a ficar concluído –, mas que pode estar quase a sair do papel.
“A consulta pelos agentes do setor terminou em meados de julho. A análise aprofundada dos contributos recebidos determinou que o processo legislativo ocorresse no início de agosto, prevendo-se para setembro a aprovação do diploma”, disse fonte oficial do Ministério da Energia, em declarações ao Dinheiro Vivo.
De acordo com a publicação, as empresas que montam estes sistemas estão preparadas – algumas já têm dados sobre o autoconsumo nos sites – e estão só à espera que tudo seja definido para começar a trabalhar a sério nestes projetos.
Segundo o diretor-geral da Sun Energy, Raul Santos, “a nova legislação tem um aspeto positivo, que é o autoconsumo, porque até agora tinha de injetar-se tudo na rede”. “Mas há aspetos que podem criar barreiras às metas europeias, como as tarifas de venda de energia à rede serem muito baixas”, explicou.
Se o diploma não sofrer grandes alterações, o responsável estima que haja uma grande alteração no mercado à qual as empresas terão de se adaptar. “Vamos passar a ter menos trabalho para grandes consumidores, ou seja, menos instalações de 20 a 30 painéis que vendem toda a eletricidade produzida à rede a uma tarifa fixa, porque com um preço muito baixo não vai ser vantajoso”, disse. Mas “essa perda deverá ser compensada por um aumento do volume dos projetos mais pequenos, de quatro a seis painéis, que se instalam em casas e pequenas empresas”, acrescentou.
Enquanto as instalações maiores têm um preço adequado a cada empresa, estes sistemas de autoconsumo custam dois a três mil euros, duram 25 anos e ficam pagos no máximo em cinco anos, o que significa que pelo menos durante 20 anos a eletricidade é gratuita.
Para poder comentar deves entrar na tua conta