O novo ano escolar está prestes a arrancar e as famílias portuguesas vão gastar mais dinheiro este ano com o regresso às aulas, segundo um inquérito que aponta para uma despesa média de 528 euros entre livros e outros materiais para o dia a dia da escola.
A Lusa escreve que, apesar das promoções, a fatura vai voltar a subir este ano e quanto mais velhos são os alunos mais caros ficam os livros: no 1.º ciclo os manuais obrigatórios, sem cadernos de actividades, rondam os 25 euros, mas no secundário ultrapassam 200 euros.
As famílias estimam gastar 528 euros, mais 19 euros que no ano passado, segundo o "Estudo sobre as Intenções de Compra dos Portugueses no Regresso às Aulas 2015", citado pela agência de notícias, que realizou 600 entrevistas telefónicas em todo o país.
Além dos manuais, as compras vão recair essencialmente em vestuário e calçado (85%), despesas de educação (78%) e artigos de desporto (73%), indica o estudo em que foram consideradas as respostas de 238 pessoas, aquelas com filhos em idade escolar ou em que o próprio entrevistado estava a estudar.
A forma que muitas famílias (51%) encontram para conseguir fazer face às despesas é repartindo as compras, comprando os manuais escolares num momento diferente do restante material.
Este movimento divulga na sua página online - www.reutilizar.org - os cerca de 200 bancos de recolha e partilha gratuita de livros escolares em todo o país que já permitiu a milhares de famílias poupar na compra de material e que continuam a funcionar.
Para poder comentar deves entrar na tua conta