Comentários: 0
Fatura da luz sobe 1,18 euros a partir de janeiro
GTRES

A fatura de eletricidade vai subir 2,5% em janeiro de 2016. Segundo a proposta de tarifas e preços para a energia elétrica anunciada pela ERSE – a proposta terá de ser aprovada até 15 de dezembro – o aumento traduz-se em mais 1,18 euros mensais para uma fatura média de cerca de 47,6 euros.

A ERSE revela, em comunicado, que a subida abrande os 1,9 milhões de portugueses que ainda se mantém no mercado regulado de eletricidade. “O mercado liberalizado de eletricidade atingiu em agosto cerca de 4,19 milhões de clientes e representa já mais de 88% do consumo total em Portugal, tendo as tarifas transitórias cada vez menor expressão no setor elétrico. [Em 2015], o número de clientes que optaram por ser fornecidos por um comercializador em regime de mercado continuou a aumentar, em detrimento do número dos que permanecem na tarifa transitória”, refere a entidade.

De acordo com a ERSE, numa das variações tarifárias na fatura média dos clientes que elaborou, para o segmento BTN ≤ 20,7 kVA, “nos orçamentos familiares, do aumento subjacente à proposta de tarifas de venda a clientes finais transitórias para 2016 é de 1,18 euros, para uma fatura média mensal de 47,6 euros”.

Já os consumidores com baixos rendimentos abrangidos pelas tarifas sociais “terão um acréscimo na fatura mensal no valor de 0,19 euros, para uma fatura média mensal de 21,5 euros, o que corresponde a um acréscimo de 0,9%”, adianta a ERSE.

De referir que em dezembro de 2017 todos os consumidores terão de escolher um novo fornecedor de eletricidade, desta vez no mercado livre, já que termina o período transitório e com ele o mercado regulado.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade