A descida do custo do petróleo nos mercados internacionais começa a sentir-se no bolso do consumidor final em Portugal, no momento de abastecer o depósito do carro. A partir desta madrugada, os preços do combustíveis baixaram e no caso do gasóleo desceram para níveis de 2010.
A descida das cotações dos produtos petrolíferos nos mercados internacionais justifica esta redução, que no caso da gasolina atinge o meio cêntimo e no gasóleo os três cêntimos por litro, revela o Diário Económico, citando fontes do setor.
Com esta descida, o preço médio do 'diesel' cai para valores de 2010 (1,071 euros), enquanto a gasolina continua a valer o mesmo que em Fevereiro deste ano (cerca de 1,360 euros).
Apesar destes preços médios, atualmente já é possível, segundo o jornal, encontrar vários postos de abastecimento onde o gasóleo custa menos de um euro: No Jumbo de Castelo Branco, no E. Leclerc de Santa Maria da Feira e no Intermarché de Alcobaça, por exemplo, é possível encher o depósito por 0,939 euros o litro, o que permite uma poupança de dez euros por depósito face aos preços médios praticados no país.
Fiscalidade é o que torna combustíveis mais caros em Portugal
Os dados da DGEG, referidos pelo diário, mostram ainda que há um ano, um litro de gasolina custava em média 1,288 euros, enquanto o litro do gasóleo valia 1,105 euros. Contas feitas, os portugueses estão a pagar menos dois euros do que pagavam no Natal do ano passado para encherem um depósito com 60 litros de gasóleo. Já para encher um depósito de gasolina a diferença é de mais quatro euros.
O último relatório de Bruxelas, diz ainda o Económico, mostra que os preços praticados em Portugal estão acima da média da União Europeia e da zona euro, onde o preço do litro da gasolina custa 1,302 e 1,314 euros, respectivamente. Já o gasóleo custa, em média, 1,127 na UE e 1,089 euros na zona euro.
Os mesmos dados mostram que a fiscalidade é o fator que mais pesa nos preços dos combustíveis desde a liberalização do mercado, decretada em janeiro de 2004.
Para poder comentar deves entrar na tua conta