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Dezenas de milhares de clientes da EDP viram a mesma fatura ser cobrada por débito direto duas vezes, por engano da elétrica. A empresa liderada por António Mexia justifica o ocorrido com um ""erro de comunicação com o banco", assegurando que a situação foi logo resolvida. Os consumidores de eletricidade foram os que mais reclamaram pelo serviço prestado pelas empresas energéticas no ano passado e sobretudo por temas de faturação.

"Devido a um erro de comunicação com o banco, ocorreu uma duplicação de ordens de débito relativas a facturas da EDP Comercial", confirma a EDP, citada pelo Jornal de Negócios.

Depois de a empresa ter cobrado a fatura mensal habitual, os clientes aperceberam-se que o mesmo montante voltou a sair das suas contas após 10 a 12 dias do primeiro débito. Num dos casos, o cliente ligou ao banco para tentar obter explicações para o sucedido e foi-lhe dito que já tinha recebido várias queixas semelhantes.

A EDP acabou por se aperceber imediatamente do problema e contactar os clientes visados. "A situação foi regularizada no próprio dia, tendo a empresa informado proactivamente os clientes afectados, lamentando o incómodo pelo sucedido", aponta.

No ano passado, os consumidores de eletricidade foram os que mais reclamaram pelo serviço prestado pelas empresas energéticas. O diário escreve que, de acordo com dados da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos divulgados no início deste ano, foram enviadas 24.855 reclamações e pedido de informação, com o sector da electricidade a receber o maior número de queixas.

Os consumidores de eletricidade queixaram-se sobretudo da faturação, apresentando 5.240 reclamações no ano passado referentes a este tema.

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