Descongelamento das progressões foi decidido no OE2018, sendo que o acréscimo ao salário foi dividido por quatro fases.
Comentários: 0
Funcionários públicos começam a receber salários completos este mês
Photo by Matthew Henry on Unsplash

Este mês, e depois de terem passado quase dois anos, os funcionários públicos vão receber a quarta e última fatia do acréscimo salarial a que têm direito, resultante do descongelamento das progressões por inteiro, que começou em janeiro de 2018.

Neste momento, os funcionários públicos estão a receber 75% do acréscimo salarial, segundo o ECO. O descongelamento das progressões foi decidido no Orçamento do Estado para 2018 (OE2018), com a condição de não ser entregue por inteiro, mas dividido em quatro fases: os primeiros 25% chegaram em janeiro de 2018, os segundos em setembro de 2018, aos quais se juntam mais 25% em maio deste ano. A última parcela chega este mês.

A medida aplica-se aos trabalhadores das chamadas carreiras gerais, isto é, que acumularam pontos durante o congelamento. Estão também incluídos aqueles que atingiram os pontos (são 10) já este ano.

Os trabalhadores das chamadas carreiras especiais  - a progressão depende do tempo de serviço - também viram as suas carreiras descongeladas nesse ano, tendo sido aplicada a mesma medida de faseamento do acréscimo ao salário. Segundo dados do Ministério das Finanças, citados pelo ECO, quase 60% dos funcionários públicos já tiveram progressões ou promoções até fevereiro deste ano.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta