Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Como receber uma encomenda em casa de forma segura em plena crise do coronavírus

Os conselhos de uma farmacêutica e especialista em segurança alimentar.

freepik
freepik
Autor: Lucía Martín (colaborador do idealista news)

Se quiseres minimizar os riscos da compra de bens essenciais, e evitar saídas à rua, podes optar pelos pedidos online. Enquanto isso trabalhas, lês um livros, vês uma série, arrumas a casa e, quiçá, poderás pedir comida ao domicílio – os restaurantes fecharam, mas podem fazer entregas em casa ou ter take away. Seja que por motivo for, chega uma encomenda a casa. Como é que deves recebê-la para não correres riscos?

Fizémos essa pergunta a Gemma del Caño, farmacêutica e especialista em segurança alimentar, e foi isto que ela nos disse:

Devemos aceitar a encomenda em mãos? “Se possível, é melhor deixar à porta. É muito importante que durante todo o processo a pessoa não toque na cara, deve estar ciente disso. Depois de a encomenda ser entregue, deve abri-la e lavar bem as mãos. Depois de lavar as mãos retira a mercadoria, deita fora as embalagens, e volta a lavar as mãos”, explica a especialista.

É suficiente? Não. De acordo com Gemma del Caño é importante lavar a superfície onde apoiámos a encomenda, isto é, desinfetá-la, com líxivia, por exemplo, e depois voltar a lavar mãos”.

São necessárias luvas? “Não, são desnecessárias, basta fazer o referido anteriormente”, refere.

E se tiver de assinar a encomenda? “Antes de tudo é necessário manter a distância. A pessoa não deve utilizar a caneta do estafeta, deve utilizar a sua própria caneta. Se por acaso tiver de assinar com uma caneta num ecrã, algo cada vez mais comum, deve pegar-se na mesma com um papel, deitá-lo no lixo e lavar imediatamente as mãos de seguida".

E o pagamento? “Deverá preferencialmente e sempre que possível feito online”.

Sim, tudo isto pode parecer muito exagerado, mas considerando o que o vírus pode sobreviver em superfícies (não se sabe ainda muito bem), é melhor prevenir do que remediar.