O pop-it tem décadas, mas só ficou viral em 2021. Além das várias cores e formas, o brinquedo é multifuncional.
Comentários: 0
Pop it brinquedo
wikimedia_commons

Quando o brinquedo pop-it (aquele cheio de cores que anda por todos os supermercados e lojas de conveniência) começou a ser viral em 2021, o que nos veio imediatamente à cabeça foram as bolhas de ar da velha guarda que ajudam a proteger objetos frágeis. Esses sim fizeram parte das brincadeiras das gerações mais antigas, mas o novo brinquedo veio tornar a experiência mais colorida e infinita. 

O pop-it dos tempos modernos não serve apenas para rebentar bolhas que voltam ao lugar de seguida, pode ser mesmo usado como um jogo cujo objetivo é cada jogador rebentar o número de bolhas que quiser desejar com um condição: têm de ser rebentados na mesma linha, horizontal ou vertical e quem ficar com a última bolha perde o jogo. 

No entanto, o pop-it, que virou tendência recentemente, já anda na moda dos brinquedos há muito tempo. O protótipo foi criado na década de 70 pela empresa israelense Theora Design, fundada pelo casal Theo e Ora Coster, sendo que ela é também a mente por detrás do famoso “Quem é Quem”. 

Criança a brincar
Paige Cody on Unsplash

A ideia surgiu após Ora Coster, cuja irmã morreu com cancro da mama, ter tido um sonho um tanto curioso pouco tempo depois da sua perda e que não hesitou em partilhar com o marido. 

Theo avançou mesmo com a ideia, que foi lançada na empresa Theora Design mas com outro nome. Só em 2019 passou a denominar-se pop-it, quando o brinquedo em silicone começou a ser comercializado pela Target. De todas as características que tornam um jogo viral, as cores atrativas não foram uma delas, foi sim um vídeo publicado na rede social TikTok em que um macaco aparece a rebentar as bolhas do brinquedo que se tornou uma tendência. 

Do primata às crianças: a febre do Pop-it que alivia o stress

Basta tomar como exemplo os plásticos de proteção bolha de ar que nos transmitem uma sensação de relaxamento para perceber que o mesmo efeito pode ter este brinquedo. Definido como um “brinquedo sensorial” e "anti stress", este brinquedo de silicone tem efeitos comprovados nas crianças. 

crianças
pixabay
“Os fidget toys, dos quais o pop-it é apenas um exemplo, têm inúmeros benefícios comprovados. A estimulação sensorial destes brinquedos pode ajudar a reduzir o stress, a aliviar sintomas de ansiedade e contribuir para uma melhor regulação da atenção e da capacidade de concentração”, refere a pediatra Rita Milheiro Jorge ao JN TAG. O brinquedo pode ainda “melhorar as habilidades de motricidade fina da criança”, continua. 

Decoração Pop-it: de brinquedo a tema de festa

Fora a parte científica, o pop-it estimula a diversão, quer esteja ou não nas mãos das crianças (e vai na volta dos adultos). Isto porque depois do brinquedo se tornar um fenómeno quase colecionável pelas inúmeras formas — desde simples formas geométricas a unicórnios e gelados — passou a ser tema de decoração de festas de aniversário

Decoração pop-it: o brinquedo que se tornou um fenómeno temático
pixabay
Pode ser incluído desde o presente ou como tema de decoração. Deixamos alguns exemplos de como aplicar.  
  1. Bolo de aniversário com as cores do brinquedo e a recriação de pequenos pop-it em pasta de açúcar para decorar;
  2. Balões com as cores habituais do pop-it;
  3. Pop-it gigantes;
  4. Pinhata com as cores e formas do pop-it. 

 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta