Há várias casas recordistas espalhadas pelos cinco continentes: das mais caras às mais isoladas, aqui estão as do Guinness.
Comentários: 0
Buckingham Palace
Buckingham Palace Unsplash

Quais são as casas recordistas espalhadas pelo planeta, aquelas que por direito entraram para o Guinness Book of Records pelo seu tamanho ou pelos seus design inusitados? Não se pode dizer que, pelo menos no campo arquitetónico, a criatividade humana não tenha encontrado uma saída ao longo dos séculos. Espalhados pelos cinco continentes há edifícios que, por muitas razões, ficam gravados na memória: pela sua beleza, pelo seu luxo desenfreado, pelas suas formas e até pelo seu tamanho. Mas quais são as casas que realmente ultrapassaram os limites do imaginável?

Das residências da família real britânica - com o Palácio de Buckingham mantendo o título de edifício residencial mais caro do mundo - às casas muito isoladas perdidas nos pequenos arquipélagos islandeses. Embora a maioria dessas casas esteja realmente fora dos limites para os orçamentos das pessoas comuns, elas certamente são lugares para visitar: na maioria dos casos, esses edifícios são de facto abertos ao público. Eis algumas das casas recordistas mais famosas do mundo.

Palácio de Buckingham: a casa mais valiosa do mundo

Chamá-lo de casa talvez seja um eufemismo, já que com seus 775 quartos, a residência principal da família real britânica certamente não é um apartamento pequeno. No entanto, não é o tamanho - equivalente a 77.000 metros quadrados - que faz do Palácio de Buckingham um edifício recordista. É o custo: é, de facto, a casa de maior valor do mundo.

Buckingham Palace
Unsplash

De acordo com uma estimativa feita pela Bloomberg em 2022, apesar de também existirem edifícios residenciais mais opulentos no mundo, o Palácio de Buckingham continua a ser a residência mais cara do planeta. Na verdade, vale 1,6 milhões de dólares, um valor que cresceu ano a ano. 

A casa mais cara do mundo: Antilia, em Mumbai

Excluindo a Família Real, também por representar um caso mais único do que raro, qual é o edifício residencial mais caro do mundo? É uma mansão moderna renomeada Antilia, erguida num dos bairros mais luxuosos de Mumbai.

Case da record, Antilia a Mumbai
Unsplash

Residência oficial de Mukesh Ambani, presidente da Reliance Industries Limited, com os seus 27 andares e 37.200 metros quadrados no total, a Antilia tornou-se uma das protagonistas do horizonte da cidade indiana. 

Uma casa de cabeça para baixo em Innsbruck

Às vezes, não é preciso ir muito longe para ver uma das casas de quebra de recordes mais famosas do mundo. Basta passar um fim de semana na vizinha Áustria, mais precisamente em Terfens, a cerca de vinte quilómetros de Innsbruck. Aqui encontrarás a Haus Steht Kopf, uma casa completamente invertida.

Isso mesmo: a casa foi completamente construída de cabeça para baixo. E até o design de interiores está todo de cabeça para baixo, uma escolha artística e arquitetónica verdadeiramente única, que todos os anos atrai milhares de turistas de todo o mundo.

O sultão de Brunei desfruta da maior casa do mundo

Com 1.788 quartos, 257 casas de banho, um salão de banquetes com 5.000 lugares e uma mesquita capaz de acomodar 1.500 pessoas, não se pode dizer que o sultão de Brunei tenha problemas com o espaço. O Istana Nurul Iman está localizado a poucos quilómetros de Bander Seri Begawan e, além de abrigar o sultão, também é a sede do governo local.

Istana Nurul Iman, Brunei
Leandro Locsin, CC BY-SA 3.0 DE Wikimedia commons

Construída em 1984, a residência também inclui inúmeros jardins e uma singularidade curiosa: há de facto inúmeros estábulos, obviamente equipados com todo o conforto, incluindo ar condicionado, para o máximo bem-estar dos cavalos.

Em Seattle, uma casa resistiu a arranha-céus

Para quem tem a oportunidade de visitar Seattle, além da Space Needle, é bom visitar um endereço particular: 1439 Northwest, na quadragésima sexta rua. Aqui está a casa que pertenceu a Edith Macefield, uma velhinha determinada que, no início dos anos 2000, não queria ceder à construção industrial.

A sua pequena casa - apenas de dois andares e totalmente feita de madeira, em pleno estilo americano - está de facto localizada num bairro onde ao longo dos anos arranha-céus muito altos foram construídos, para abrigar os edifícios das multinacionais mais famosas. Edith recusou um cheque de um milhão para vender a casa a fim de construir um novo arranha-céus. E assim, o grande edifício foi erguido ao redor da sua casa. Diz-se que esta casa singular também inspirou o filme de animação "UP!".

A menor casa do mundo: tudo num metro quadrado

Os fãs do minimalismo encontrarão a casa dos seus sonhos em Berlim: na verdade, tem apenas um metro quadrado. E isso não é tudo, porque dado o seu tamanho muito pequeno, também é completamente portátil.

Projetada pelo arquiteto Van Bo Le-Mentzel, e não surpreendentemente chamada de "One SQM House", esta casa muito pequena tem uma estrutura de madeira e uma superfície de suporte: dependendo de como se gira a casa, este tampo pode tornar-se uma cama improvisada ou uma mesa.

A casa mais isolada do mundo fica na Islândia

Finalmente, para aqueles que estão realmente fartos do caos da cidade e das interações sociais, a solução é mudar-se para a Islândia. É precisamente nas ilhas do arquipélago de Vestmann, mais precisamente na ilha de Elliðaey, que se ergue uma residência esparsa.

Casa isolata in Islanda
Diego Delso, CC BY-SA 4.0 Wikimedia commons

É um antigo pavilhão de caça, o único edifício em toda a ilha, este último dominado pelo silêncio e densa vegetação de musgos e pequenos arbustos. Ideal para quem se quer tornar um eremita e se dedicar à meditação.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta