Comentários: 0

O Tribunal Constitucional (TC) declarou esta segunda-feira constitucional o aumento do horário de trabalho na Função Pública para as 40 horas semanais.  O diploma altera o período normal de trabalho diário dos trabalhadores do Estado de sete para oito horas por dia. No total, os funcionários terão um aumento do horário de trabalho de 35 para 40 horas semanais.

De acordo com o documento do TC, citado pelo Diário Económico, a decisão de não declarar incontitucionalidade contou com seis votos a favor e cinco contra.

Pedro Machete, relator do acórdão, argumenta que "o aumento do período normal de trabalho tem normalmente um impacto positivo sobre os custos associados ao trabalho e, por essa via, à redução da despesa pública. Nessa perspectiva, e considerando as sucessivas medidas de contenção de tais custos que têm vindo a ser adoptadas ao longo dos últimos anos, desde 2010 a 2013, não causa surpresa que, também por esta via, se procure contribuir para o equilíbrio orçamental e a consequente sustentabilidade do nível de despesa pública corrente".

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta