O desemprego está a diminuir em Portugal. No terceiro trimestre, a taxa de desemprego baixou de 13,9% para 13,1%, atingindo 688,9 mil pessoas. Trata-se de uma queda de 0,8% face ao segundo trimestre e de 2,4% face ao período homólogo. Como podes ver na imagem, o desemprego é maior nos Açores (15,7%). Seguem-se a região Norte (14,3%) e Lisboa (14%).
Clica neste link para veres a infografia detalhada.
Radiografia do dia: Taxa de desemprego nos países europeus em setembro
A taxa de desemprego está a diminuir em Portugal. Segundo o Eurostat, em setembro, fixou-se nos 13,6%, menor que a verificada em agosto (13,9%) e no mesmo mês do ano passado (15,7%). Trata-se de um dos maiores recuos homólogos da União Europeia (UE). Melhor só mesmo a Hungria, onde a taxa de desemprego baixou de 10% para 7,6% num ano. Em Espanha o recuo anual foi também de 2,1% (de 26,1% para 24%), como em Portugal.
Radiografia do dia: Taxa de desemprego nos países da UE em julho
A taxa de desemprego em Portugal recuou para 14% em julho, menos uma décima que no mês anterior e menos 2,3% que no mesmo mês do ano passado. Segundo dados do Eurostat, Portugal registou, a par da Hungria, da Croácia, da Espanha e da Irlanda, as maiores descidas em julho. Em sentido inverso encontram-se Finlândia, Itália e Luxemburgo, que foram os únicos países a registar aumentos em julho.
Radiografia do dia: Evolução da Taxa de Desemprego em Portugal desde 2009
A Taxa de Desemprego tem vindo a sofrer alterações significativas desde 2009. Como podes ver no gráfico, em Portugal, e segundo dados do Eurostat, subiu bastante com o passar dos anos, embora agora esteja de novo a recuar – em abril era de 14,6% e em maio desceu para 14,3%.
És jovem e estás desempregado? Há 100 mil oportunidades de emprego na Europa à tua espera
Uma em cada quatro pessoas com menos de 25 anos está desempregada na Europa. No total são mais de seis milhões de jovens europeus que não têm trabalho hoje. E o desemprego jovem é considerado como um dos maiores flagelos nos próximos dez anos. Para tentar combater este "drama" social e económico, A Nestlé associou-se a 200 empresas e lançou o programa Aliança.
Teletrabalho: quase 22% da população empregada trabalha à distância
O teletrabalho em Portugal está a redefinir o futuro do trabalho e a transformação urbana no país, tendo vindo para ficar. Este modelo de trabalho já se consolidou como um ativo estratégico, tornando-se mesmo numa componente central na gestão de talento, do mercado laboral e da dinâmica do mercado imobiliário.
Para poder comentar deves entrar na tua conta