Comentários: 0

O subsídio de desemprego deverá ter uma subida máxima de sete euros no próximo ano, na sequência da atualização do Indexante de Apoios Sociais (IAS), com base na inflação, no Orçamento do Estado para 2017, que o Governo está a preparar. 

O IAS desde 2010 que não é revisto, mas isso vai acontecer no próximo ano, segundo adianta o Jornal de Negócios, citando o Ministério do Trabalho, sem precisar um valor. O diário escreve que se a revisão do IAS for de 0,7%, o subsídio de desemprego terá uma subida máxima de sete euros em 2017.

Considerando o crescimento do Produto Interno Bruto, inferior a 2%, o IAS é atualizado com base na inflação, excluindo os valores relativos à habitação. Como o IAS vale, neste momento, 419,22 euros e a variação média da inflação nos últimos 12 meses prevista para o final do ano – com base nos números fornecidos pelo Montepio e BPI ao “Negócios” –, a atualização será de 0,7% (incluindo os valores da habitação), este valor deverá subir para 422,15 euros.

Já para o teto máximo do subsídio de desemprego – o equivalente a 2,5 IAS, ou seja 1.048 euros – a atualização deverá representar um aumento máximo de sete euros, passando a valer 1.055,3 euros.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta