Comentários: 0
Quanto vais receber de reforma? Segurança Social lança novo simulador de pensões
GTRES

Quando é que me posso reformar? E que valor vou receber? As respostas a estas perguntas estão para breve. A Segurança Social (SS) vai lançar esta quarta-feira (9 de maio) um novo simulador de pensões que vai permitir conhecer a idade estimada de reforma e o valor esperado de pensão.

A nova ferramenta digital quer ajudar os cidadãos a decidir sobre o momento da reforma, tendo em conta as bonificações e penalizações aplicáveis. A simulação é feita com base nas regras em vigor que são atualizadas cada vez que há mudanças, como é o caso da idade legal da reforma – que agora é de 66 anos e 4 meses –, que aumenta de ano para ano, uma vez que está associada à esperança média de vida.

Os cálculos apresentados têm, é de salientar, apenas em conta as contribuições para a SS, deixando de fora descontos para outros sistemas como a Caixa Geral de Aposentações (CGA) ou regimes estrangeiros.

Como utilizar o simulador passo a passo

Para aceder a este simulador é preciso estar registado na Segurança Social Direta. Chegado ao site terás de inserir o Número de Identificação da Segurança Social (NISS) e a palavra-passe. Também poderá ser utilizado o Cartão de Cidadão ou a chave móvel digital. Depois, basta escolher a opção “Pensões” e de seguida selecionar “Simulador de Pensões”. Chegado a este passo terás duas possibilidades: optar pela “Simulação Automática” ou a “Simulação à medida”, lê-se num comunicado do Governo.

Simulação automática: disponível para a Pensão de Velhice do regime geral. Permite conhecer o valor estimado da pensão, obtido com base nos salários registados na SS. Com esta simulação o utilizador fica a saber a idade estimada da reforma e o valor bruto estimado da pensão. Ainda poderás escolher uma outra data para a reforma, ficando assim a saber se tens penalização ou bonificação na nova data. A simulação automática só está disponível para quem tem mais de 15 anos de descontos (o prazo de garantia no âmbito das pensões).

Simulação à medida: disponível para Pensão de Velhice e também para Pensão de Invalidez Absoluta e Pensão de Invalidez Relativa, do regime geral. Nesta opção o utilizador pode introduzir dados como a data a que pretende reformar-se, alterar a taxa de crescimento dos seus salários futuros ou a taxa de inflação.

Além do regime geral, o simulador prevê também as pensões antecipadas por desemprego de longa duração e por flexibilização de idade.

A nova ferramenta, que poderá ser utilizada a partir de amanhã, é apresentada esta terça-feira, – Dia Nacional da Segurança Social –, pelo primeiro-ministro, António Costa, e pelo ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, no Instituto de Informática, em Lisboa.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta