Comentários: 0
Salário mínimo em 2019: aumento começa a ser discutido hoje
Christian Dubovan/Unsplash

O Governo e os parceiros sociais iniciam hoje (13 de novembro de 2018) a discussão sobre o aumento do Salário Mínimo Nacional (SMN) para o próximo ano, com as centrais sindicais a exigirem um valor superior a 600 euros.

Na reunião, marcada para as 15h30 no Conselho Económico e Social (CES) em Lisboa, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, irá ainda apresentar o décimo relatório de acompanhamento do acordo sobre a retribuição mínima, escreve a Lusa.

Segundo o último relatório, em março havia 764,2 mil trabalhadores a receberem o SMN (580 euros), o que representa um aumento de 4,2% face ao mesmo período do ano anterior. Pela primeira vez, não se verificou um aumento da percentagem de trabalhadores abrangidos, que se manteve em 22,9% em março.

Para 2019, a UGT exige um aumento de 6% do SMN, para 615 euros, enquanto a CGTP insiste em 650 euros.

Do lado das confederações patronais, o presidente da CIP-Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, admitiu, em junho, vir a propor um valor superior a 600 euros, remetendo a discussão para o último trimestre do ano.

“Iremos, nós, confederações patronais, surpreender a sociedade portuguesa na próxima discussão do SMN, porque provavelmente teremos algumas surpresas daquilo que é o entendimento do valor do SMN e daquilo que desejamos que venha a ser o SMN", disse o responsável, em entrevista à Antena 1 e ao Jornal de Negócios.

Já o Governo tem manifestado abertura para acolher propostas de atualização dos parceiros, sublinhando, no entanto, que o único compromisso assumido é de que o valor chegará aos 600 euros em 2019, tal como está expresso no programa do Executivo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade