Processo abrange todas as Aldeias do Xisto (são 27). Em causa está um acordo assinado entre a ADXTUR e a Altice Portugal.
Comentários: 0
Aldeias do Xisto terão fibra ótica
Aldeias do Xisto

A fibra ótica vai chegar a todas as Aldeias do Xisto até 2023, na sequência de um protocolo assinado entre a ADXTUR e a Altice Portugal. O mesmo prevê o alargamento da cobertura de fibra ótica e rede móvel nas Aldeias do Xisto, um processo que abrange as 27 aldeias e que estará completo, conforme referido, em 2023 – inclui ainda a instalação de 11 estações móveis, assegurando a cobertura das redes 4G e 5G.

“Está dado, assim, mais um passo para completar um puzzle com uma peça até agora em falta: a conectividade”, refere em comunicado a rede Aldeias do Xisto.

“Hoje, a tecnologia é uma infraestrutura básica para podermos comunicar e criar ainda mais valor a partir deste território que são as Aldeias do Xisto”, disse o presidente da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, Paulo Fernandes. “(…) Os elos de comunicação mais orgânicos estão criados, mas precisamos da camada da conectividade para que todos os que querem estar, viver e trabalhar nas Aldeias do Xisto o possam fazer cada vez mais”, acrescentou. 

O responsável referiu ainda que a parceria estabelecida com a Altice Portugal não se limita à questão das infraestruturas, salientando que as Aldeias do Xisto são um “laboratório vivo” e reúnem “um conjunto endógeno de ativos, recursos e potencial para chegar mais longe”. 

Nesse sentido, o protocolo agora assinado prevê que a ADXTUR e a Altice Portugal colaborem para encontrar “novas formas de prototipar serviços”, criando mais valor em torno destes recursos e alterando “a perceção de valor de uma zona do país que ainda tem muito para oferecer”. 

Fibra ótica chegará a todas as Aldeias do Xisto
Aldeias do Xisto

"Combate à desertificação"

Já a Altice Portugal adianta, em comunicado, que este acordo “promove o combate à desertificação e às desigualdades territoriais, proporcionando maior atratividade, investimento e turismo”. 

“Este investimento será mais uma das alavancas fundamentais para a excelência no turismo destas aldeias e desta região. (…) Seremos um verdadeiro exemplo de qualidade na Europa e no Mundo. Primeiro fizemo-lo com as Aldeias Históricas e agora com as Aldeias do Xisto e os resultados já obtidos devem ser um motivo de orgulho de todos e de grande satisfação em relação ao impacto positivo que causamos aos turistas nacionais e estrangeiros”, afirmou Alexandre Fonseca, presidente executivo da Altice Portugal.

As Aldeias do Xisto à lupa

De referir que a Rede das Aldeias do Xisto integra 27 aldeias de 16 concelhos localizados no centro de Portugal, no território que se situa entre Castelo Branco e Coimbra. É um território essencialmente constituído por montanhas de xisto, circundado e atravessado por uma boa rede rodoviária. Clica neste link para saberes mais informações sobre estas 27 aldeias.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta