A SIBS vai incorporar na aplicação móvel MB WAY a nova solução de transferências imediatas lançada recentemente pelo Banco de Portugal (BdP). Quer isto dizer que o limite máximo de transferência por operação através do MB WAY pode aumentar 20 vezes, passando de 750 euros para 15.000 euros.
Sem adiantar datas, a SIBS, entidade responsável pela gestão da rede Multibanco, adiantou, em declarações ao ECO, que “as ‘Instant Payments’ serão incorporadas no MB WAY, não substituindo as atuais transferências, mas sim permitindo um alargamento do serviço”. Trata-se, no fundo, de um “upgrade” que “trará vantagens para o MB Way”.
E acordo com a entidade, “esta incorporação será feita em alinhamento com as atualizações previstas tanto para a ‘Instant Payments Solution’ como para o MB WAY”.
O que é o MB WAY?
A aplicação móvel permite fazer compras online e físicas nos locais aderentes, gerar cartões virtuais MB NET, fazer levantamentos de dinheiro no multibanco através do smartphone, tablet ou PC e fazer transferências automáticas entre contas bancárias aderentes.
Atualmente é possível transferir de forma imediata até 750 euros por operação. O valor global de operações recebidas e enviadas por mês não pode, no entanto, exceder 2.500 euros, nem é possível realizar mais de 20 transferências por mês.
O que a SIBS agora pretende é acrescentar a este tipo de transferências a solução de “transferências imediatas” lançadas pelo BdP a 18 de setembro, e que permite encurtar para apenas dez segundos o tempo necessário para que o dinheiro passe de uma conta para a outra. Um modelo de funcionamento muito semelhante ao do MB WAY. A grande diferença é que o montante máximo por transferência é bastante superior, passando de 750 euros para 15.000 euros, conforme referido.
De acordo com a SIBS, o MB WAY tem atualmente 900 mil utilizadores que efetuam cerca de dois milhões de operações por mês. Até ao momento, o MB Way conta com mais de cinco milhões de transferências realizadas, 3,5 milhões das quais realizadas nos primeiros oito meses deste ano. “Representa um crescimento de 12 vezes face ao período homólogo”, diz a SIBS, citada pela publicação.
Para poder comentar deves entrar na tua conta