Como todos os anos, desde há quatro décadas, a Consumer Electronics Show (CES) realizou-se em Las Vegas (EUA). Na última edição houve muitas novidades interessantes. Mas aqueles que mais ganharam destaque foram os gadgets que podem ser utilizados com um assistente de voz, especialmente a Alexa e o Google Home – que incorpora o Google Assistant.
A aparição dos assistentes virtuais abriu as portas a uma série de inovações que estão a ser incorporadas em todos os tipos de objetos. Um exemplo claro são os eletrodomésticos e outros gadgets para a casa, que nas novas versões começam a incorporar este tipo de recursos para tornar a vida mais fácil e confortável.
A TV gigante controlada por voz
Foto: Samsung
Uma das novidades mais interessantes é a Samsung 2019 QLED TV, que tem um ecrã com 219 polegadas, daí que tenha recebido o apelido de “The Wall”. Além de ter um design elegante, que ficará bem em qualquer casa, é constituída por placas modulares MicroLED.
Mas um dos aspetos mais interessantes é este: está preparada para reagir à voz. Assim, se tiveres um “alta-voz” inteligente poderás pedir-lhe para ajustar o volume, mudar de canal ou abrir as várias aplicações disponíveis.
Se és um daqueles que geralmente perde o comando entre os buracos do sofá, com este tipo de tecnologia não vais sofrer deste problema.
Uma sanita que recebe ordens
Provavelmente nunca pensaste em falar com uma sanita. No entanto, com a nova sanita inteligente da Kohler quebram-se todos os obstáculos. Com o Google Home poderás dar ordens ao Numi 2.0. O preço deste curioso objeto (provavelmente útil) oscila entre os 7.000 e 9.000 dólares (6.150 e 7.930 euros).
Forno inteligente
Foto: Whirpool
Eis o Smart Countertop Oven da Whirlpool, lançado sob a marca WLabs Innovations. Este pequeno forno, que pode ser colocado na bancada da cozinha, não só deteta automaticamente os alimentos e ajusta o tempo de cozedura, como também está preparado para funcionar com o Google Home e a Alexa. Uma forma de evitar queimar o jantar, por cerca de 705 euros.
Ecrã inteligente que dá uma ajuda na cozinha
Foto: Whirpool
Também pelas mãos da Whirpool, na CES 2019, foi possível conhecer um ecrã inteligente voltado para cozinhas. O KitchenAid é um monitor compatível com o Google Assistant, e é também resistente à água e a qualquer tipo de salpicos. Poderás configurar o temporizador, ver receitas, ouvir música e controlar outros dispositivos domésticos.
Ikea Fyrtur
Foto: Ikea
Todos já sentimos o quão aborrecida é a luz que entra pela janela do quarto enquanto dormimos. Com o Ikea será agora possível evitá-lo sem teres de te levantar. A marca sueca apresentouuma série de persianas motorizadas. A grande vantagem é que, além de um controlo remoto, podem ser controladas por voz com o Google Assistant, a Alexa, mas também a Siri. Custam em torno de 105 euros.
Para duches muito relaxantes
Foto: Moen
A partir de agora, ter os olhos cheios de espuma não será mais um problema na hora de relaxar no chuveiro. Com o U by Moen Smart Shower poderás regular a temperatura da casa com a voz e adaptá-la ao teu gosto a cada instante, graças a um sistema compatível com o Google Assistant. Embora ainda não esteja totalmente operacional, esta invenção contará com a integração de assistentes de voz ao longo de 2019. Desta forma, além da temperatura, também poderás controlar outras funções, como a luz ou a porta do chuveiro.
Faça-se luz!
Na CES 2019 a marca General Electrics apostou na iluminação inteligente. Um dos seus produtos estrela é uma lâmpada que muda de cor se receber essa ordem. Também lhe podemos ordenar que mantenha uma certa intensidade, ou que ligue e desligue em determinados momentos.
Ouvir música e apenas música
Foto: Jabra
O mundo do áudio também apresentou inovações na CES 2019. A 85h Jabra Elite, compatível com Alexa, Google e Siri, é um bom exemplo. Estes auscultadores para a cabeça, com uma almofada confortável, foram especialmente concebidos para serem utilizados durante horas – tem uma autonomia de até 32 horas. De acordo com os seus criadores, é capaz de detetar até 6.000 sons de ambiente e silenciá-los da forma mais adequada, através da utilização de inteligência artificial.
Uma TV roll-up
Foto: LG
Outra televisão que fez furor foi a LG Signature OLED TV R. Este dispositivo é compatível com Alexa e HomeKit e tem um ecrã ultra-plano, flexível e com efeito roll-up. De facto, graças à sua flexibilidade, pode ser colocada em três posições, adaptadas ao uso atual: Full View, Line View e Zero View; na posição Zero View ficará completamente oculta, como se não existisse. Poderás dar as ordens através do Alexa.
Roland Go Piano
Foto: Roland
Decorar uma casa com um piano é um símbolo de elegância. Infelizmente, nem toda a gente tem espaço suficiente para colocar um numa sala. No entanto, se quiseres aprender ou ter alguma experiência, poderás optar por este piano eletrónico: o Roland Go Piano. Além de todas as possibilidades de um piano com estas características, esta versão é compatível com o assistente de voz Alexa.
Poderás pedir-lhe para abrir partituras ou gravar tudo o que, melhor ou pior, aprenderes a tocar. Embora ainda não esteja à venda, a Roland espera lançá-lo no mercado este ano.
Para poder comentar deves entrar na tua conta