Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Truques para tirar as melhores fotos e vídeos da casa que queres vender – só com o telemóvel

Evita os animais de estimação nas fotos
Evita os animais de estimação nas fotos
Autor: Redação

A primeira impressão é a que conta. E por isso é muito importante tirar boas fotografias e vídeos da casa que anunciaste no idealista. Deixamos-te, a pensar nisso, algumas dicas e truques aos quais deves prestar a máxima atenção na hora de fotografares a tua casa com o telemóvel - como um verdadeiro profissional. Antes de tudo o resto, é essencial preparares a casa para que fique perfeita nas fotos.

1. Ilumina a casa: levanta todas as persianas e acende as luzes. Se as vistas forem frias, abre as cortinas. Nunca fotografes à noite.

2. Arrumar e despersonalizar: remove qualquer tipo de objetos pessoais.

3. Atenção aos detalhes:  quanto mais atraente a casa parecer, melhor. Coloca alguns detalhes decorativos, mas despersonalizados, como uma planta.

4. Evita animais de estimação: gatos ou cães são muito bonitos, mas é melhor que não apareçam nas fotos.

5. Fotografa numa ordem lógica: começa com a sala de estar, o terraço, a sala de jantar e a cozinha, depois os quartos e a casa de banho. Depois de fotografada a casa, tira fotos das áreas comuns, garagem e fachada. Também podes valorizar o bairro e os serviços da zona.

6. Fotos horizontais: evita fotos verticais. As fotos horizontais têm um efeito panorâmico e mantêm o mesmo formato em todas as fotografias.

7. Mantém o telemóvel reto e procura a frontalidade: evita imagens tortas ou de uma perspetiva alta. Procurar frontalidade significa conseguir ver alguma coisa no chão e no teto.

8. Fotografa desde os cantos: as divisões parecerão mais espaçosas, do que se o fizeres numa zona central.

9. Evita sair na fotos: quando houver espelhos, fotografa-os de lado. Impede que alguém apareça nas imagens.

10. Grava um vídeo: caminha devagar pelas salas para que os teus passos ou a vibração da caminhada sejam quase impercetíveis. Para editá-lo, podes usar o iMovie para IOS ou o VidTrim Pro para Android.

11. Retoca as fotos: existem muitas aplicações que podem ajudar-te, como a VSCOcam ou a Snapseed.

12. Carrega as fotos e vídeos: fá-lo através do aplicação do idealista, é muito fácil e intuitivo. Classifica cada foto e escolhe a melhor para a capa do anúncio.