
Já são conhecidos os vencedores da quarta edição do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU). Entre os galardoados estão o Palácio do Contador-Mor, em Lisboa (melhor intervenção residencial), e o Restaurante Casa de Chá da Boa Nova, em Matosinhos (um prémio especial atribuído pelo júri). Ao todo foram ontem distinguidos dez projetos, que agora te apresentamos.
A cerimónia de entrega do PNRU, que visa distinguir os melhores projetos e intervenções de reabilitação urbana de Portugal, realizou-se esta quinta-feira (dia 7) à noite, no Palácio da Ajuda, em Lisboa. Trata-se de uma iniciativa inserida na III Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa – termina domingo –, organizada pela Vida Imobiliária e pela Promevi.
60 candidaturas, 10 vencedores
Ao todo foram validadas 60 candidaturas de 16 concelhos, num total de 125.000 m2 de área reabilitada. Além das categorias a concurso (residencial, serviços & comércio, turismo, impacto social e melhor projeto em Lisboa) e das menções honrosas (restauro, projeto com menos de 1.000 m2 e eficiência energética), o júri decidiu atribuir um prémio especial, na sequência da elevada qualidade dos projetos candidatos.
O júri foi constituído por João Appleton, engenheiro civil com um conceituado percurso na reabilitação urbana, João Mendes Ribeiro, arquiteto e professor na Universidade de Coimbra, Augusto Mateus, economista e professor do Instituto Superior de Economia e Gestão, João Pedro Falcão de Campos, arquiteto e professor no Instituto Superior Técnico, e Manuel Reis Campos, engenheiro civil e presidente da AICCOPN e da CPCI.
“Não foi tarefa fácil escolher os vencedores. Foi mesmo muito difícil, o que demonstra a qualidade dos projetos a concurso”, disse João Appleton, justificando assim a atribuição este ano de um prémio especial. “Assistimos a uma espécie de rejuvenescimento do setor”, enalteceu.
Antes, na sua intervenção, o vereador do urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa, Manuel Salgado, referiu que agora estão criadas condições para fazer reabilitação urbana e que, nesse sentido, as oportunidades têm de ser aproveitadas: “Estamos a simplificar procedimentos. Queremos cidades mais coesas, queremos a qualificação das cidades. Não queremos criar mais subúrbios”.
Estes são os vencedores do PNRU 2016:
Melhor intervenção residencial
Palácio do Contador-Mor (Lisboa)



Melhor intervenção turística
Pestana Pousada Lisboa (Lisboa)


Melhor intervenção de serviços & comércio
Casa Salabert. e-learning café do Jardim Botânico (Porto)


Melhor intervenção com impacto social (ex-aequo)
Palácio do Raio (Braga)


Palácio do Bolhão (Porto)



Melhor intervenção na cidade de Lisboa
Travessa do Abarracamento de Peniche 15 (Lisboa)


Menção honrosa a melhor intervenção com menos de 1.000 m2
Lisbon Workhub (Lisboa)



Menção honrosa a melhor intervenção de restauro
Igreja e Torre dos Clérigos (Porto)



Menção honrosa a intervenção com melhor solução de eficiência energética
Travessa do Abarracamento de Peniche 15 (Lisboa)


Prémio especial do júri 2016
Restaurante Casa de Chá da Boa Nova (Matosinhos)




Para poder comentar deves entrar na tua conta