Comentários: 0

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) aprecia hoje (dia 11) um Pedido de Informação Prévia (PIP) que prevê a remodelação do edifício da antiga Emissora Nacional, na Rua do Quelhas, na Estrela, com o objetivo de ali serem construídos três fogos de habitação.

“A proposta preconiza a viabilidade da recuperação do edifício da antiga Emissora Nacional para o adaptar ao uso habitacional (habitação plurifamiliar) com três fogos”, indica o vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, na proposta.

Segundo a Lusa, que teve acesso ao documento – será apreciado em reunião privada –, vão ser demolidas “as construções existentes e substituídas por um conjunto edificado constituído por três edifícios (com zona ajardinada ao centro), unidos por estacionamento coletivo em cave”.

O executivo municipal terá de aprovar o PIP feito a 21 de dezembro do ano passado pelo Banif Reabilitação Urbana – Fundo de Investimento Imobiliário Fechado, proprietário do imóvel, que ocupa os números 21 a 23 da Rua do Quelhas.

A proposta aponta que a superfície de pavimento atual é de 1.376 m2, número que mais que duplicará, para 3.432,62 m2.

“Atendendo à sua localização e ao contexto urbano onde se insere, [é dispensado] o pagamento da correspondente compensação [urbanística]”, referiu Manuel Salgado.

De referir que a Emissora Nacional foi criada em 1935, assumindo o serviço público de radiodifusão em Portugal e, segundo o site da RTP, na Rua do Quelhas foram instalados os três estúdios de gravação e a sede. Só em meados dos anos 1990 a já designada RDP – Radiodifusão Portuguesa deixou a Estrela.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade