Comentários: 0

Vai nascer na Argélia, na zona de Ouargla, perto da fronteira com a Líbia e já no deserto, uma nova cidade que terá uma área total de cerca de 2.000 hectares (o equivalente a 2.000 campos de futebol), estando prevista a ocupação de 80.000 habitantes. Vai chamar-se Hassi Messaoud e as empresas Procesl e Quadrante – integram o universo do grupo português Quadrante – estão envolvidas no seu processo de criação.

“Este trabalho teve como propósito conceber e projetar todas as necessidades de infraestruturas vitais para o nascimento deste novo centro urbano que também inclui uma plataforma logística, que, em conjunto, irão constituir a base de apoio as atividades do importante polo de exploração petrolífera existente na região e promover o seu desenvolvimento sustentado”, refere em comunicado o grupo Quadrante, salientando que a construção da nova cidade está sob a alçada do grupo Cosider Travaux Publics, que constrói e opera empreendimentos de grandes dimensões em solo argelino.

De referir que o grupo português é responsável pelo desenvolvimento de todos os estudos e projetos das infraestruturas da nova cidade, que incluem a modelação do terreno para a implantação das vias rodoviárias e dos edifícios, das redes viárias, dos sistemas de captação, tratamento e abastecimento e distribuição de água potável, dos sistemas de esgotos domésticos e condução a tratamento, dos sistemas de drenagem das águas pluviais e dos sistemas de rega.

Segundo Carlos Jorge, administrador da Procesl e responsável pela área de infraestruturas hidráulicas do grupo Quadrante, trata-se de um projeto que visa “criar uma infraestrutura determinante para esta zona do globo”. “São desafios com esta dimensão que procuramos para nos sentirmos realizados na nossa área de atuação e prontos para demonstrar aos vários mercados, nacionais e internacionais, todas as nossas capacidades”, disse.

A Quadrante foi fundada em 1998 e tem ao dispor dos clientes um amplo leque de serviços de Projeto e Consultoria, incluindo Project Management, Arquitetura, Estruturas, Estruturas Especiais, AVAC e Sustentabilidade, Hidráulica, Vias e Estradas, Ambiente e IMS – Infrastructure Management System. Desenvolve atividade em Portugal, Roménia, Argélia, Gana, Angola, Moçambique, Tanzânia, África do Sul, Cabo Verde, Brasil, Chile, Peru e Colômbia.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta