Comentários: 0

Em janeiro foram licenciadas 1.135 obras de construção e reabilitação de edifícios habitacionais pelas câmaras municipais, o que corresponde a um aumento homólogo de 16,3%, segundo dados Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).

O consumo do cimento no mercado português, por sua vez, atingiu as 223,2 mil toneladas no primeiro mês do ano, traduzindo um aumento de 7,5% face a igual mês do ano passado, refere a Síntese Estatística da Habitação de março.

“O stock de crédito concedido pelas instituições financeiras às empresas do setor da construção e do imobiliário observou, pela primeira vez nos últimos oito anos, um aumento de 0,8% em termos homólogos”, lê-se ainda no documento.

No que diz respeito ao stock de crédito à habitação concedido pelas instituições financeiras a particulares, continua a verificar-se uma redução, tendo totalizado 92,96 mil milhões de euros, o que traduz uma redução de 1,47 mil milhões de euros face a janeiro de 2017. Em relação ao novo crédito concedido para aquisição de habitação, registou-se um acréscimo de 14,6%, conclui a AICCOPN.

Relativamente ao valor médio da avaliação bancária na habitação, observou-se, em janeiro de 2018, um aumento de 4,2% em termos homólogos, fixando-se em 1.153 euros por metro quadrado (m2). Nos apartamentos, o valor fixou-se em 1.205 por m2, registando um acréscimo de 4,9%, em termos homólogos. Nas moradias, o valor médio de avaliação bancária foi de 1.065 por m2, o que traduz um aumento de 3%, face a igual mês do ano passado.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade