
Nos primeiros nove meses deste ano foram licenciadas 10.910 obras de construção e reabilitação de edifícios habitacionais pelas câmaras municipais, mais 19,7% que no mesmo período do ano passado. As autarquias licenciaram até ao final de setembro 14.347 fogos em construções novas, um aumento de 35,2% em termos homólogos.
Em causa estão dados que constam na Síntese Estatística da Habitação de novembro da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).
O novo crédito concedido para aquisição de habitação cresceu 6,9% em setembro, face a igual período do ano passado, sendo, contudo, o menor aumento dos últimos 49 meses. Apesar do abrandamento, diz a AICCOPN, o novo crédito ainda mantém um forte crescimento, com uma variação de 22,6% face ao mesmo período de 2017.
O crédito concedido às empresas do setor da construção e imobiliário caiu 4% em setembro, em termos homólogos. O valor médio da avaliação bancária na habitação atingiu os 1.205 euros por metro quadrado (m2), no final do terceiro trimestre. De acordo com a associação, este valor “traduz um novo máximo, em resultado de um aumento de 6,2% em termos homólogos”.
Nos apartamentos, assistiu-se a uma subida homóloga de 6% para 1.264 euros e nas moradias de 5,7% para 1.111 euros.
Para poder comentar deves entrar na tua conta