Comentários: 0

Em outubro, estima-se que os custos de construção de habitação nova tenham aumentado 1,8% face ao período homólogo, menos 0,1% que em setembro (valor revisto) de 2018. “Os preços dos materiais e o custo da mão de obra registaram variações de 1,3% e 2,6%, respetivamente (0,2% e 0,5% acima ao valor do mês anterior, pela mesma ordem)”, revela o Instituto Nacional de Estatísticas (INE). 

Segundo a entidade, no mês em análise, os preços dos materiais registaram uma variação de 1,3% em relação a idêntico mês do ano anterior, 0,2% acima ao valor apurado para setembro.

Já o custo da mão de obra aumentou 2,6% em termos homólogos, valor inferior 0,5% ao calculado para o mês anterior. “O custo da mão de obra deu o maior contributo para a formação da taxa de variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) em outubro (1%). Já o custo dos materiais contribuiu menos para a taxa de variação homóloga de 1,8% (0,8%)”, adiantou o INE.

No que diz respeito à taxa de variação mensal do ICCHN, foi de 0,1% em outubro. “O custo dos materiais e da mão de obra registaram comportamentos de sinal oposto com os primeiros a aumentarem 0,5% e a mão de obra a diminuir 0,3% entre setembro e outubro de 2018”, conclui a entidade.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta