Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

AICCOPN

A Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) é uma associação de classe, de âmbito nacional, fundada em 1892. Tem como principal objectivo a promoção e desenvolvimento do sector da construção e a defesa dos interesses dos seus associados.

Setor da construção quer que investimentos do PRR resolvam carências habitacionais

Para a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) não há dúvidas: é crucial concretizar os investimentos previstos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para o domínio da habitação, os quais estão, sobretudo, orientados para resolver as carências mais graves nesta matéria. A entidade considera, ainda, que esta será uma oportunidade para reforçar o tecido empresarial português, sobretudo as pequenas e médias empresas de construção. 

Notícia sobre:

Obras públicas: contratos celebrados sobem 66% até junho para 1.506 milhões

Os contratos de empreitadas celebrados por concursos públicos atingiram 1.506 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, mais 66% que no mesmo período de 2020, segundo o barómetro das obras públicas da AICCOPN.

Notícia sobre:

Reabilitação urbana mantém ritmo de crescimento em junho

A reabilitação urbana continua a crescer e a um ritmo consolidado. Isto porque a taxa de crescimento homóloga detetada em junho de 2021 é quase igual à de maio, diz a AICCOPN.

Notícia sobre:

Construção em 2021: estabilidade é palavra de ordem em plena pandemia

O setor da construção é um dos que está a dar melhor resposta à pandemia da Covid-19. Um cenário que já se tinha verificado em 2020 e que parece estar a registar-se também agora em 2021. “Com base na informação estatística setorial disponível até ao final do mês de março verifica-se que, globalmente, se manteve uma trajetória de estabilidade, não obstante uma conjuntura fortemente marcada pelo impacto das medidas de confinamento, as quais representaram significativos constrangimentos em atividades fortemente interligadas com a construção, nomeadamente a mediação imobiliária”, refere a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).

Notícia sobre:

Setor da construção fecha 2020 a crescer 2,5%

O setor da construção fechou o ano 2020 a crescer 2,5%, tendo “vindo a demonstrar uma elevada resiliência aos constrangimentos causados pela pandemia da Covid-19”, revelam, em comunicado, as duas principais associações do setor, a AICCOPN e a AECOPS. Em causa está um acréscimo do valor bruto da produção do setor da construção para 13.739 milhões de euros.

Notícia sobre:

Consumo de cimento em máximos e licenciamentos recuam com a pandemia

Nos primeiros 10 meses de 2020, o consumo de cimento no mercado nacional aumentou 9,3% em termos homólogos, totalizando cerca de três milhões de toneladas. Trata-se de um volume que, a dois meses do final do ano, supera já o valor anual médio registado desde 2011. Em sentido inverso encontra-se o licenciamento municipal de edifícios habitacionais, que recuou 2,1% em termos homólogos, “em resultado de uma estabilização na construção nova e de uma contração de 8,8% nas obras de reabilitação licenciadas”, revelou a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).

Notícia sobre:

Obras públicas na pandemia: concursos sobem 20% até novembro e contratos crescem 12%

As obras públicas têm-se mantido em alta, em plena crise pandémica. Isto mesmo mostram os dados mais recentes da associação do setor: os concursos promovidos aumentaram 20% até novembro deste ano, face a igual período de 2019, enquanto os contratos celebrados subiram 12%, em termos homólogos.

Notícia sobre: