AICCOPN
A Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) é uma associação de classe, de âmbito nacional, fundada em 1892. Tem como principal objectivo a promoção e desenvolvimento do sector da construção e a defesa dos interesses dos seus associados.
Setor da construção fecha 2020 a crescer 2,5%
O setor da construção fechou o ano 2020 a crescer 2,5%, tendo “vindo a demonstrar uma elevada resiliência aos constrangimentos causados pela pandemia da Covid-19”, revelam, em comunicado, as duas principais associações do setor, a AICCOPN e a AECOPS. Em causa está um acréscimo do valor bruto da produção do setor da construção para 13.739 milhões de euros.
Consumo de cimento em máximos e licenciamentos recuam com a pandemia
Nos primeiros 10 meses de 2020, o consumo de cimento no mercado nacional aumentou 9,3% em termos homólogos, totalizando cerca de três milhões de toneladas. Trata-se de um volume que, a dois meses do final do ano, supera já o valor anual médio registado desde 2011. Em sentido inverso encontra-se o licenciamento municipal de edifícios habitacionais, que recuou 2,1% em termos homólogos, “em resultado de uma estabilização na construção nova e de uma contração de 8,8% nas obras de reabilitação licenciadas”, revelou a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).
Obras públicas na pandemia: concursos sobem 20% até novembro e contratos crescem 12%
As obras públicas têm-se mantido em alta, em plena crise pandémica. Isto mesmo mostram os dados mais recentes da associação do setor: os concursos promovidos aumentaram 20% até novembro deste ano, face a igual período de 2019, enquanto os contratos celebrados subiram 12%, em termos homólogos.
Segunda vaga da pandemia e incerteza económica condicionam evolução do setor da construção
O setor da construção civil e obras públicas tem-se mostrado resiliente à pandemia da Covid-19, com vários segmentos a darem resposta positiva à crise pandémica, como por exemplo o consumo de cimento, os licenciamentos e os concursos promovidos e contratos celebrados de empreitadas de obras públicas. Uma evolução, no entanto, que é “fortemente condicionada pelo significativo aumento da incerteza em torno do comportamento do atual surto pandémico e a possibilidade de ressurgimento de medidas restritivas, cujos impactos na economia poderão ser muito significativos no conjunto da atividade económica”, alertam duas das mais importantes associações do setor.
Licenças de construção de habitação nova com “quebra menos intensa” – diminuem 2,5% até julho
Nos primeiros sete meses do ano, as licenças emitidas pelas autarquias para construção de habitação nova tiveram “uma quebra menos intensa que a registada nos meses anteriores, tendo-se apurado uma variação em termos homólogos acumulados de -2,5%”. No caso do licenciamento de fogos em construções novas, verificou-se também um decréscimo de 4,4% em termos homólogos, para um total de 13.456 habitações. Em causa estão dados divulgados pela Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) e pela Associação de Empresas de Construção e Obras Publicas e Serviços (AECOPS).
Licenciamentos de construção nova e reabilitação de edifícios habitacionais caem 3,9% até julho
Entre janeiro e julho, o número de licenças de construção nova e reabilitação de edifícios habitacionais emitidas pelas câmaras municipais recuou 3,9% em termos homólogos. Uma quebra que foi “menos intensa” porque em junho e julho verificou-se uma recuperação, conclui a Síntese Estatística da Habitação da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).
Nível de atividade da reabilitação urbana com “ligeira melhoria” em agosto
Em agosto de 2020, o nível de atividade da reabilitação urbana registou uma variação menos negativa face aos decréscimos verificados nos últimos meses: diminuiu 7% quando comparado com o mesmo mês do ano passado, sendo que em julho tinha recuado 8% em termos homólogos. Em causa estão dados que constam no Barómetro da Reabilitação Urbana da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), que considera tratar-se de uma “ligeira melhoria”.
Concursos de obras públicas promovidos crescem 20% até agosto – valor está em máximos de 10 anos
O valor dos concursos de obras públicas promovidos aumentou 20% até agosto, para 3.422 milhões de euros, face ao mesmo período do ano passado, revelou esta quarta-feira (23 de setembro de 2020) a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).
Novo crédito à habitação cresce 8,4% no primeiro semestre - licenças para obras em queda
Atividade e carteira de encomendas da reabilitação urbana recuperam em julho e "atenuam" quebras