
Construção e imobiliário dinâmicos – investimento a crescer em 2025
A construção e o imobiliário em Portugal têm revelado uma “trajetória de crescimento sólida” no arranque de 2025. E tudo indica que vão continuar bem dinâmicos no resto do ano.

Construtoras com atividade estável – mas falta de mão de obra persiste
A grande maioria das empresas de construção em Portugal sentiram que a atividade esteve estável ao longo dos primeiros três meses de 2025.

Construção mantém ritmo de crescimento - mais fogos licenciados em 2024
No ano passado, observou-se um aumento na construção de novas habitações, com 34.117 fogos licenciados, representando um crescimento de 4,9% face a 2023. A reabilitação e novas construções continuaram a ganhar dinamismo, com um aumento global de 8,1% nas licenças emitidas.

Obras públicas: contratos ultrapassam 1.000 milhões de euros até abril
O valor dos contratos de empreitadas de obras públicas aumentou 19% até abril face ao período homólogo, ultrapassando os 1.000 milhões de euros, anunciou a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).

Rendas acessíveis no Porto: vão chegar ao mercado mais 11 casas
Foram colocadas no programa municipal Porto com Sentido 11 casas – sete T0 e quatro T1 –, que estão inseridas num prédio da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN). Trata-se de uma aposta que “representa um importante incremento na oferta de arrendamento acessível existente na cidade do Porto”, referem em comunicado a autarquia e a AICCOPN.

“Precisamos ter níveis de construção na ordem das 45.000 casas por ano”
“É preciso construir mais, reabilitar mais e criar um verdadeiro mercado de arrendamento. [O que] só será possível através de um estímulo consistente ao investimento privado”, disse Reis Campos, presidente da Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI), na sessão de abertura da 11ª edição da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa (SRUL), que decorreu esta terça-feira (9 de abril de 2024). Ao idealista/news, à margem do evento, adiantou que Portugal precisa “ter níveis de construção na ordem das 40.000, 45.000 habitações por ano”. Isto a preços de venda que possam ser suportáveis pela generalidade dos portugueses, ou seja, casas acessíveis.

Construção em Portugal cresceu em 2023 – mas licenciamentos caíram
Apesar do clima desafiante, a economia nacional terá crescido 2,3% em 2023, tal como estimou recentemente o Instituto Nacional de Estatística (INE). E o setor da construção terá contribuído para atenuar os efeitos da alta inflação e elevados juros nas contas do país, já que o valor bruto da produção no setor terá aumentado 3,4% em termos homólogos. Mas o licenciamento de obras continuou aquém das expectativas, uma vez que foi registada uma redução de 8,8% nas licenças para edifícios novos, muito embora o número de casas novas licenciadas tenha subido. Esta é uma questão que o simplex dos licenciamentos promete começar a resolver já este ano.

Concursos de obras públicas aumentam 71% até novembro
O valor total dos concursos de empreitadas de obras públicas promovidos até final de novembro manteve um “expressivo crescimento” homólogo acumulado, de 71%, para 5.580 milhões de euros.

CPCI quer taxa reduzida de IVA generalizada à construção de habitação
A Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI) propõe que o próximo Orçamento do Estado contemple uma taxa reduzida de IVA generalizada à construção de habitação, maior celeridade na execução de fundos e mais investimento em formação.

Atividade de reabilitação urbana com recuo homólogo de 8% em maio
O nível de atividade da reabilitação urbana registou em maio uma diminuição homóloga de 8%, após um recuo de 1,7% em abril, segundo um inquérito divulgado esta segunda-feira (26 de junho de 2023) pela associação setorial AICCOPN.

Setores da construção e imobiliário com "fraco arranque" de ano
Os indicadores da construção e do imobiliário revelam um “fraco arranque” no primeiro trimestre deste ano, com quebras homólogas de 6,5% do investimento e de 3,7% do Valor Acrescentado Bruto (VAB), indicou a associação setorial AICCOPN, esta terça-feira, dia 06 de junho de 2023.
“As previsões de pr

Mais Habitação chumbado pelo setor da construção
O setor da construção dá nota negativa ao programa Mais Habitação do Governo, que tem sido muito criticado por várias personalidades e players do setor imobiliário. Ao coro de críticas junta-se a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras públicas (AICCOPN), que considera que o pacote “agrava consideravelmente o enquadramento fiscal do imobiliário”, sendo também “altamente penalizador para o investimento”.

Construção nova: número de casas licenciadas sobe 5% em 2022
O setor da construção voltou a mostrar provas de resiliência em 2022, num momento em que os custos de construção dispararam e continua a existir falta de mão de obra especializada. A Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) revelou que o número de casas licenciadas em construções novas subiu 5,0% em 2022 face ao ano anterior. Já as licenças para as obras de construção nova ou reabilitação para habitação recuou 0,7% entre estes dois momentos.

Construção de casas vai crescer entre 1,5% e 4,5% em 2023
A construção enfrentou uma panóplia de constrangimentos ao longo de 2022. Os preços dos materiais continuaram a subir e a mão de obra ficou mais cara. Mas, mesmo assim, o setor deu provas de resiliência: a construção de habitações aumentou 3,7% em 2022, segundo estima a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN). E para 2023 tudo indica que a produção da construção de habitações vai continuar a crescer entre 1,5% e 4,5%, prevê ainda a associação.

Fogos licenciados em construções novas aumentam 5,4% num ano
O número de fogos licenciados em Portugal em construções novas até outubro teve um aumento de 5,4%, para 25.334 alojamentos, face a idêntico período do ano anterior, anunciou esta quarta-feira (28 de dezembro de 2022) a associação do setor.

Obras licenciadas para habitação estabilizam e fogos novos sobem 2,8%
As obras licenciadas pelas autarquias para habitação estabilizaram nos primeiros nove meses deste ano em termos homólogos, enquanto os fogos novos licenciados aumentaram 2,8% e o consumo de cimento subiu 1,9%, divulgou esta segunda-feira (28 de novembro de 2022) a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).

Construção e imobiliário: evolução "globalmente positiva" até setembro
O setor da construção e imobiliário registou até setembro uma evolução “globalmente positiva” dos principais indicadores de atividade, apesar dos constrangimentos associados ao aumento dos preços das matérias-primas, energia e materiais de construção, anunciou esta terça-feira (8 de novembro de 2022) a associação setorial AICCOPN.

Grandes obras no PRR? Estão fora do alcance de construtoras nacionais
Os prazos para executar as obras financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) são curtos. Os projetos imobiliários propostos devem estar concluídos até 2026, sob pena de perderem o financiamento da bazuca europeia. A corrida às obras públicas está instalada. Mas o setor teme que o atraso no planeamento dos projetos abra caminho para o lançamento de concursos de grande dimensão, que estão fora do alcance das construtoras portuguesas.

Construir casas novas? Custos disparam para máximos de 2008
O aumento dos custos da construção já se faz sentir há algum tempo em Portugal, tendo a guerra na Ucrânia agravado este cenário. Uma preocupação, de resto, já levantada por vários players do setor. Os dados mais recentes divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) revelam que, em fevereiro de 2022, os custos de construção de habitação nova aumentaram 8,6% face ao mesmo mês do ano anterior. Trata-se do valor homólogo mais elevado desde agosto de 2008 (8,5%). Em janeiro, o aumento homólogo dos custos de construção tinha sido de 7,4%.
Como evitar construção mais cara? AICCOPN envia medidas ao Governo
Não é de hoje que a fileira da construção e imobiliário sente os custos da construção a subir. Mas o cenário agravou-se ainda mais com o conflito armando entre a Rússia e a Ucrânia.

Reabilitação e obras: investidos quase 5.000 milhões em três anos
Teletrabalho. Confinamento. Ensino à distância. A pandemia da Covid-19 “obrigou” as pessoas a passar mais tempo em casa, o que despertou a necessidade de fazer obras de reabilitação e/ou manutenção. Segundo a Associação dos Industriais da Construção e Obras Públicas (AICCOPN), nos últimos três anos, o investimento acumulado na recuperação e conservação de edifícios habitacionais atingiu os 4.933 milhões de euros: a maior verba (3.451 milhões de euros) foi alocada entre 2020 e 2021.

Licenciamento de casas sobe 10% em 2021 e supera níveis pré-pandemia
A construção e reabilitação de casas está ao rubro em Portugal. E, embora haja atrasos um pouco por todo o país, o número de licenciamentos de obras em 2021 já supera os valores pré-pandemia. Contabilizam-se 18.301 obras licenciadas de construção nova e reabilitação de edifícios residenciais em 2021, mais 8,97% que em 2019. E o número de fogos licenciados em construções novas subiu 11,6% face ao período anterior à crise pandémica.

Construção industrializada: há uma nova forma de "fazer nascer" casas
A tecnologia anda de mãos dadas com a construção, sendo este um casamento perfeito e que promete revolucionar o setor. Não é de estranhar, por isso, que a procura por parte dos consumidores por casas modulares, por exemplo, esteja a aumentar, na sequência da pandemia. E a verdade é que também as construtoras e os vários players do setor estão atentos a este novo mercado, apostando cada vez mais também na construção ‘off-site’, feita fora do local onde o projeto vai ser executado, em detrimento do processo tradicional ‘in situ’. Uma tendência já utilizada na área industrial e que está agora a ganhar força no segmento residencial.

Construção: falta de mão de obra é "o principal constrangimento à atividade"
O presidente da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), Manuel Reis Campos, reconheceu à Lusa o problema da falta de mão de obra no setor, mas rejeitou que haja abandonos generalizados de obras no Norte.

Produção na construção vai acelerar este ano, antecipam associações
As associações do setor da construção AICCOPN e AECOPS revelaram que as mais recentes previsões do Banco de Portugal (BdP) apontam para uma aceleração da produção da construção em 2022. Em termos absolutos, indicam as associações baseando-se nas previsões do BdP, a produção total do setor