O Índice de Custos de Construção de Habitação Nova aumentou 2,3% em outubro.
Comentários: 0
Construir uma casa está mais caro: custos de mão de obra e materiais aumentam
Photo by Jessy Smith on Unsplash

O preço a pagar pela construção de uma casa está a aumentar. Em outubro, o Índice de Custos de Construção de Habitação Nova aumentou 2,3% em outubro face a período homólogo, com a mão de obra mais cara e os materiais a fazerem disparar os custos. Nos 12 meses terminados em outubro, o custo da mão de obra no setor da construção civil aumentou 4,5%, o que representa a subida mais expressiva desde 2006.

No mês em análise, e de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o preço dos materiais cresceu 0,3%, e o custo da mão-de-obra aumentou 5,1%, em termos homólogos, sendo este o valor mais elevado desde julho de 2018 (os custos fixaram-se, igualmente, nos 5,1%).

O custo da mão-de-obra, neste caso, contribuiu com 2,1 pontos percentuais para a formação da taxa de variação total homóloga do índice, enquanto a componente dos materiais contribuiu com 0,2 %.

Em termos mensais, a taxa de variação do índice de custos de construção de habitação nova foi de 0,1% em outubro, com o preço dos materiais a registar um recuo de 0,1% e o custo da mão-de-obra a progredir 0,4%.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta