Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Custos de construção de habitação nova aumentam 1,4% em agosto

Joshua Sorenson/Unsplash
Joshua Sorenson/Unsplash
Autor: Redação

Os custos de construção de habitação nova aumentaram 1,4% em agosto face ao mesmo mês do ano passado, um crescimento homólogo igual ao registado no mês de julho, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Tal como em julho, os custos de mão de obra cresceram 1,4%, enquanto os custos dos materiais subiram 1,5%, ligeiramente acima da evolução do mês anterior (1,4%). Nas moradias, os custos cresceram 1,5% e nos apartamentos 1,4%, as mesmas variações homólogas registadas no mês anterior.

Segundo o INE, também o índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação teve um crescimento homólogo de 2,7% em agosto, uma taxa superior à observada em julho (2,4%), sobretudo devido à componente dos produtos, que registou um crescimento de preços de 3,3%. Já na componente dos serviços, os preços avançaram 2,3% face a agosto de 2017.

Os maiores aumentos no custo da manutenção e reparação regular da habitação observaram-se na Área Metropolitana de Lisboa (3,3%) e no Norte (3%).