
China: fundador da Evergrande exige que obras sejam retomadas
O fundador da construtora chinesa Evergrande, Xu Jiayin, exigiu esta terça-feira (13 de setembro de 2022) que as obras pendentes que o grupo está a construir na China sejam retomadas até ao final deste mês. Em comunicado, Xu Jiayin explicou que as obras foram já reativadas em 668 dos 706 empreendimentos imobiliários da empresa. Os restantes 38 devem retomar a construção até ao final deste mês.

Construir casas novas está cada vez mais caro: custos sobem 13,4%
O custo de construir uma casa nova em Portugal continua a subir. O problema não é de agora, mas agravou-se com a guerra na Ucrânia e o disparar da inflação. Em julho, os custos de construção de habitação nova aumentaram 13,4% em termos homólogos, mais 0,9 pontos percentuais (p.p.) que o observado no mês anterior, segundo as estimativas divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta sexta-feira, 9 de setembro de 2022. O preço dos materiais e o custo da mão de obra apresentaram, respetivamente, variações homólogas de 17,5% e de 7,7%.

Construção: preço dos materiais já está a condicionar obras municipais
A subida dos custos de construção já se fazia sentir em Portugal e a guerra na Ucrânia agravou este cenário. O preço dos materiais disparou e já está a afetar várias obras em curso - entre atrasos e derrapagens -, nomeadamente nos municípios portugueses.

Os riscos que o imobiliário europeu enfrenta nos próximos meses
As construtoras e promotoras imobiliárias têm de preparar-se para tempos difíceis em toda a Europa. Segundo a S&P, uma série de fatores externos ameaçam afetar o setor de construção nova nos próximos 12 a 18 meses.

Construir uma casa nova está 12,9% mais caro que há um ano
O “fantasma” dos custos de construção continua a pairar no setor em Portugal. Um cenário de subida (homóloga) que se mantém há vários meses e que ganhou força a partir de março de 2022, com o eclodir da guerra na Ucrânia, com o aumento a ser de dois dígitos desde então. Em junho, os custos de construção de habitação nova aumentaram 12,9% em termos homólogos, um crescimento, ainda assim, menos intenso que o verificado no mês anterior (13,5%). Em causa estão estimativas divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) esta quinta-feira (11 de agosto de 2022).

Quanto custa construir uma casa nova? Mais 13,5% que há um ano
Os custos de construção de habitação nova aumentaram 13,5% em maio, face ao mesmo mês de 2021, com os preços dos materiais e o custo da mão de obra a subirem 18,7% e 6,1%, respetivamente, segundo estimativas divulgadas esta terça-feira (5 de julho de 2022) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Casa de luxo de Ronaldo em Cascais: preço dispara e contamos porquê
O império imobiliário de Cristiano Ronaldo estará em vias de engordar. O futebolista português do Manchester United terá investido em mais uma propriedade em Portugal, agora em Cascais, na luxuosa Quinta da Marinha. O cenário atual de alta inflação e de aumento dos custos de construção, nomeadamente dos materiais, estará a contribuir, no entanto, para que o investimento previsto na construção do imóvel tenha quase duplicado, para cerca de 17 milhões de libras (19,7 milhões de euros).

Maior fábrica de casas pré-fabricadas da Europa nasce no Reino Unido
A construção de casas no Reino Unido também está a sofrer os riscos da crise causada pela guerra na Ucrânia, com o aumento da inflação e do preço dos materiais de construção, além da escassez de mão de obra.

2022, um ano de incertezas e preocupações para o mercado imobiliário
Inflação, custos de construção, taxas de juro. Tudo está a subir e a ter impacto no poder de compra das pessoas. Que consequências terão estes e outros fatores para o setor imobiliário em Portugal? São muitas as incertezas, mas António Nogueira Leite, Board Member da Hipoges, mostra-se preocupado, considerando que o “mercado imobiliário português será afetado por fatores externos que o abrandarão em 2022”.

Proposta para regular a mediação imobiliária “está a ser ultimada”
Fernando Batista lidera, desde maio do ano passado, o IMPIC - Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção, tendo substituído no cargo António Pires de Andrade. Um dos desafios a que se propôs foi alterar o enquadramento legal da mediação imobiliária, conforme revelou, na altura, ao idealista/news, apontando para novidades até final do ano, o que acabou por não acontecer. Sabe-se, agora, que a nova proposta está em vias de chegar às mãos do Governo.

Custos de construção atrasam projetos? Não e bancos estão a financiar
O “fantasma” do aumento dos custos de construção paira no país, tendo a guerra na Ucrânia ajudado a contribuir para fazer disparar, por exemplo, o preço dos materiais. Uma tendência que já vinha da pandemia e que ganha agora novos contornos, com o país (e o mundo) a braços com uma inflação que teima em não parar de subir. Tudo isto se pode repercutir, em última instância, no preço final das casas, que também tem disparado nos últimos tempos. Para já, no entanto, os promotores imobiliários mostram sinais de resiliência e adiantam que os projetos continuam a sair do papel a tempo e horas. Já os bancos dizem estar atentos à conjuntura atual e reforçam a ideia de que estão disponíveis para financiar a construção de casas.

“Subir 25 pontos base a taxa de juro é a mesma coisa que nada fazer”
A inflação tem vindo a subir nos últimos tempos em Portugal e no mundo, tendo sido agravada pela guerra na Ucrânia. Mas era algo que já era, de certa forma, previsível, considera o professor e economista Augusto Mateus, afirmando que “o ressurgimento da inflação já era visível e esperado” mesmo antes da pandemia, não tendo sito feito nada para contrariar essa tendência. Para dar resposta ao escalar da inflação, o Banco Central Europeu (BCE) já avisou que vai subir a taxa de juro diretora, que se encontra há vários anos nos 0%. “Aumentar 25 pontos base a taxa de juro de referência do BCE é a mesma coisa que nada fazer”, alertou.

“Deslocalização de empresas pode ser boa oportunidade para Portugal”
Inflação a subir, taxas de juros a escalar e custos de construção a disparar. Tudo isto, entre outros fatores, a acontecer num inesperado contexto de guerra e após uma pandemia que teima em não dar tréguas. Luís Marques Mendes, membro do Conselho Consultivo da Abreu Advogados, considera, no entanto, que há indicadores positivos a ressalvar, nomeadamente direcionados para o setor imobiliário. Um deles é o facto de haver agora, com o eclodir do conflito armado entre Rússia e Ucrânia, (ainda) mais investidores e empresas a piscar o olho a Portugal. “Neste momento está a ocorrer um fenómeno de deslocalização de empresas para a Europa. Portugal pode ter aqui uma boa oportunidade”, adiantou.

Custos de construção de habitação nova disparam 14,3% em abril
Os custos de construção de habitação nova aumentaram 14,3% em abril, em termos homólogos, mais 2,7 pontos percentuais (p.p.) do que no mês anterior, refletindo sobretudo o aumento dos preços dos materiais, revelou o INE.Segundo o Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN), medido

Custos de construção crescem a pique em Lisboa. Porquê?
Os custos de construção em Portugal já eram elevados antes do eclodir da guerra na Ucrânia, sendo esse um dos problemas que persistia no setor, a par dos atrasos nos processos de licenciamento, segundo os players ligados ao segmento. A subida da inflação fez disparar ainda mais os custos médios de construção, que em Lisboa são mais caros, por exemplo, que nas cidades espanholas de Madrid e Barcelona. Esta é uma das conclusões a retirar de um estudo recente da consultora Cushman & Wakefield (C&W) sobre as obras de “fit-out” em 26 cidades de 15 países.

Obras públicas: revisão de preços nas empreitadas agrada a engenheiros
A Ordem dos Engenheiros manifestou esta segunda-feira (23 de maio de 2022) agrado pela entrada em vigor do regime excecional e temporário no âmbito do aumento dos preços com impacto em contratos públicos, considerando que este permite continuar a atividade económica e evita constrangimentos nas obras.

Regime de revisão de preços de obras é "demasiado burocrático"
A Ordem dos Engenheiros da Região Norte (OERN) classificou o regime excecional de revisão de preços de obras públicas como "demasiado burocrático" e de "difícil aplicação".

Revisão obrigatória de preços só nos contratos públicos: privados de fora
O decreto-lei aprovado Conselho de Ministros esta quinta-feira, 12 de maio de 2022, que estabelece um regime excecional e temporário como resposta ao aumento dos custos com matérias-primas, materiais, mão de obra e equipamentos de apoio, só vai aplicar-se aos contratos públicos. Já os privados

Preços das casas já estão a acomodar subida dos custos da construção
Os custos da construção estão a subir vertiginosamente. E esta é uma das preocupações do momento para a fileira da construção e do imobiliário, que vê as suas margens de lucro esmagadas. E, para muitos, está em cima da mesa uma subida dos preços das casas para acomodar este aumento. Como os salários dos portugueses não acompanham este ritmo de evolução, as previsões não são as melhores, sobretudo, para a classe média: “As pessoas vão deixar de conseguir comprar casa”, admitiu Pedro Vicente, administrador da Habitat Invest, na conferência que decorreu na sexta-feira, dia 13 de maio, no Salão Imobiliário de Portugal (SIL).

Incerteza: orçamentos para obras com prazos cada vez mais curtos
As empresas de construção estão a dar orçamentos com validade cada vez mais curta devido às incertezas geradas pela escalada dos preços das matérias-primas, energia e materiais e às disrupções das cadeias logísticas, avançou a associação setorial."Perante os atuais níveis de incerteza, é necessário

Custos de construção de casas novas disparam 11,6% em março
Os custos de construção de habitação nova dispararam 11,6% em março em termos homólogos, mais 3,0 pontos percentuais (p.p) do que no mês anterior, traduzindo sobretudo a aceleração da variação dos preços dos materiais, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Guerra ameaça obras: fornecimento e custo dos materiais preocupam IP
A Infraestruturas de Portugal (IP) receia as consequências da guerra na Ucrânia para o setor da construção, nomeadamente em termos de fornecimento e custo dos materiais.

Obras no Alqueva avançam apesar da subida dos custos de construção
O Governo conseguiu desbloquear 50 milhões de euros que faltavam para concluir na totalidade quatro obras da expansão do regadio do Alqueva, que poderiam ser ‘amputadas’ devido à subida dos custos de construção. Trata-se dos blocos de rega de Póvoa/Amareleja, que “será concretizado sem redução

Materiais mais caros: construtoras com dificuldade em orçamentar obras
A subida dos custos de construção já se fazia sentir em Portugal e a guerra na Ucrânia agravou este cenário: o preço dos materiais disparou 10,1% em fevereiro, face ao ano passado, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Lisboa e Porto entre as cidades mais caras do mundo para construir
Lisboa e Porto entraram no ranking das 100 cidades com os maiores custos de construção do mundo, classificação liderada por Londres, Genebra e Oslo, segundo o último relatório 'International Construction Costs' (ICC), publicado pela Arcadis.