China: fundador da Evergrande exige que obras sejam retomadas

China: fundador da Evergrande exige que obras sejam retomadas

O fundador da construtora chinesa Evergrande, Xu Jiayin, exigiu esta terça-feira (13 de setembro de 2022) que as obras pendentes que o grupo está a construir na China sejam retomadas até ao final deste mês. Em comunicado, Xu Jiayin explicou que as obras foram já reativadas em 668 dos 706 empreendimentos imobiliários da empresa. Os restantes 38 devem retomar a construção até ao final deste mês.
casas novas

Construir casas novas está cada vez mais caro: custos sobem 13,4%

O custo de construir uma casa nova em Portugal continua a subir. O problema não é de agora, mas agravou-se com a guerra na Ucrânia e o disparar da inflação. Em julho, os custos de construção de habitação nova aumentaram 13,4% em termos homólogos, mais 0,9 pontos percentuais (p.p.) que o observado no mês anterior, segundo as estimativas divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta sexta-feira, 9 de setembro de 2022. O preço dos materiais e o custo da mão de obra apresentaram, respetivamente, variações homólogas de 17,5% e de 7,7%.
custo de construir casa

Construir uma casa nova está 12,9% mais caro que há um ano

O “fantasma” dos custos de construção continua a pairar no setor em Portugal. Um cenário de subida (homóloga) que se mantém há vários meses e que ganhou força a partir de março de 2022, com o eclodir da guerra na Ucrânia, com o aumento a ser de dois dígitos desde então. Em junho, os custos de construção de habitação nova aumentaram 12,9% em termos homólogos, um crescimento, ainda assim, menos intenso que o verificado no mês anterior (13,5%). Em causa estão estimativas divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) esta quinta-feira (11 de agosto de 2022). 
Custos de construção de casas novas

Quanto custa construir uma casa nova? Mais 13,5% que há um ano

Os custos de construção de habitação nova aumentaram 13,5% em maio, face ao mesmo mês de 2021, com os preços dos materiais e o custo da mão de obra a subirem 18,7% e 6,1%, respetivamente, segundo estimativas divulgadas esta terça-feira (5 de julho de 2022) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Casa de Cristiano Ronaldo em Cascais

Casa de luxo de Ronaldo em Cascais: preço dispara e contamos porquê

O império imobiliário de Cristiano Ronaldo estará em vias de engordar. O futebolista português do Manchester United terá investido em mais uma propriedade em Portugal, agora em Cascais, na luxuosa Quinta da Marinha. O cenário atual de alta inflação e de aumento dos custos de construção, nomeadamente dos materiais, estará a contribuir, no entanto, para que o investimento previsto na construção do imóvel tenha quase duplicado, para cerca de 17 milhões de libras (19,7 milhões de euros).
Imobiliário em tempos de guerra

2022, um ano de incertezas e preocupações para o mercado imobiliário

Inflação, custos de construção, taxas de juro. Tudo está a subir e a ter impacto no poder de compra das pessoas. Que consequências terão estes e outros fatores para o setor imobiliário em Portugal? São muitas as incertezas, mas António Nogueira Leite, Board Member da Hipoges, mostra-se preocupado, considerando que o “mercado imobiliário português será afetado por fatores externos que o abrandarão em 2022”. 
Mediação imobiliária em Portugal

Proposta para regular a mediação imobiliária “está a ser ultimada”

Fernando Batista lidera, desde maio do ano passado, o IMPIC - Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção, tendo substituído no cargo António Pires de Andrade. Um dos desafios a que se propôs foi alterar o enquadramento legal da mediação imobiliária, conforme revelou, na altura, ao idealista/news, apontando para novidades até final do ano, o que acabou por não acontecer. Sabe-se, agora, que a nova proposta está em vias de chegar às mãos do Governo.