Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa virtual contou com a visita online de 2.000 pessoas

O evento envolveu uma centena de oradores de mais de 80 organizações numa agenda de 22 iniciativas durante 3 dias.

Georgios Kaleadis @https://unsplash.com/
Georgios Kaleadis @https://unsplash.com/
Autor: Redação

A VII Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa chegou ao fim, com a organização a assinalar "o sucesso incontestável de uma edição exclusivamente online". Durante os três dias do evento - em que o idealista foi o portal oficial -, cerca de 2.000 pessoas estiveram ligadas para visitar e participar nas 22 iniciativas dinamizadas, que envolveram uma centena de oradores de mais de 80 organizações, incluindo associações, empresas, autarquia e Governo central.

Nos eventos da agenda central registou-se uma assistência média de 240 pessoas por conferência, com a primeira sessão, a de abertura, a acolher um pico de cerca de 400 participantes. Nos eventos paralelos, onde se incluem workshops, webinars e seminários, assistiram em média 175 pessoas por sessão.

"Como resultado das limitações impostas pela pandemia Covid-19, a Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa realizou-se este ano numa plataforma exclusivamente virtual, pretendendo criar uma experiência positiva e enriquecedora para os participantes e parceiros, sem colocar em risco a segurança na saúde pública", segundo se pode ler na nota de imprensa de balanço do evento.

Com o mote [re] Lisboa, a agenda da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa integrou oito sessões plenárias, um seminário jurídico, três workshops técnicos e dez webinars paralelos. A habitação, nomeadamente na vertente do arrendamento, mas também nas novas formas que assume (como o co-living ou as residências partilhadas), foi um dos grandes destaques temáticos desta edição da Semana da Reabilitação Urbana, bem como a sustentabilidade no ano de Lisboa como Capital Verde Europeia, o turismo, a inovação social, o urbanismo digital ou o alojamento local, além de temas mais técnicos.

A Semana da Reabilitação Urbana  - organizada conjuntamente pela Vida Imobiliária e Promevi, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, bem como das principais Ordens profissionais, faculdades e associações do setor - "afirma-se já como o mais importante evento nacional de ativação do movimento de regeneração e renovação urbana e urbanística em Portugal, aglomerando um vasto apoio do setor público e privado e realizando edições anuais em Lisboa e no Porto", declara a organização no mesmo comunicado.