A sustentabilidade é uma máxima nos dias de hoje. Atualmente, a maioria das novas construções é projetada para ser o mais eficiente possível. Porém, há quem vá mais longe e construa habitações apenas e só com materiais reciclados. Neste artigo, reunimos alguns dos exemplos mais impressionantes.
O Castelo do Lixo
Container City
Um dos exemplos mais surpreendentes de edifícios construídos com materiais reciclados é Container City, em Londres. Construído em 2001, em apenas cinco meses, marca uma geração ao ser a primeira construção inteiramente feita de contentores marítimos na Inglaterra.
Earthship
Idealizadas pelo arquiteto Michaler Reynolds, estas casas foram construídas com pneus cheios de terra, latas de refrigerante e garrafas. As Earthships foram construídas com recursos locais (evitando assim o gasto de energia com viagens) e respeitam ao máximo o meio ambiente, uma vez que são autossuficientes. Possuem painéis solares, sistema de captação de águas pluviais e excelente isolamento térmico, entre outras características.
The Collage
Uma combinação de diferentes elementos pode revelar o que há de melhor em cada um deles. Esta casa em Bombaim, Índia, é a prova disso.
Toda a estrutura da casa foi construída com materiais reciclados. Por exemplo, as janelas e portas nasceram graças a outras janelas e outras portas de casas demolidas na zona. Quanto ao solo, foi esculpido com restos de tecido, lascas de pedra cortada descartadas e vigas de casas antigas.
Casa feita com garrafas
Casas feitas com barcos reciclados
Spiral Island
Spiral Island é o nome de uma ilha artificial flutuante construída no México pelo artista britânico Richart “Rishi” Sowa e foi feita inteiramente de garrafas plásticas inseridas em sacos. A ilha é composta por duas camadas desses sacos com terra. Desta forma, a vegetação pode crescer criando um sistema de raízes que mantém a ilha mais unida.
Canos Castle
Para poder comentar deves entrar na tua conta