Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Esta minicasa pré-fabricada sobre rodas foi construída a partir de materiais reciclados

Possui apenas 14 metros quadrados e tem uma particularidade: um teto de vidro onde é possível observar as estrelas a partir do quarto ou do chuveiro.

Casa pré-fabricada
Comak Tiny Homes
Autor: Vicent Selva (colaborador do idealista news)

As minicasas estão a tornar-se cada vez mais populares e, por isso, começam a ganhar expressão no mercado de muitos países. Estas casas são cada vez mais confortáveis, mais bonitas e um pouco mais espaçosas. E há um modelo especial de uma minicasa pré-fabricada sobre rodas construída na Pensilvânia, Estados Unidos, que vale a pena conhecer.

Cody Makarevitz, da CoMak Tiny Homes, transformou uma velha cabana móvel numa bela minicasa pré-fabricada sobre rodas. Apelidada de ‘The Mountain’ (em português ‘A Montanha’), esta minicasa com apenas 14 metros quadrados e pouco mais de quatro metros de altura tem algumas características especiais, como um teto de vidro que, à noite, permite observar as estrelas a partir do quarto e do chuveiro.

A ideia de Cody Makarevitz passou por tornar esta minicasa mais barata e ‘mais’ fácil de deslocar do que as que existem hoje no mercado. De certa forma, o seu objetivo passou por voltar à origem do movimento ‘tiny houses’. Numa entrevista à New Atlas, Cody Makarevitz referiu que: “Eu quis construir este modelo para contraiar as minicasas que estão a ser feitas e vendidas. Parece que estão a ficar cada vez maiores e mais caras a cada ano que passa. Portanto, eu quis levar as minicasas de volta às suas raízes, vendo que soluções poderia encontrar para criar um microespaço realmente habitável".

Da vontade de regressar às origens surgiu ‘The Moutain’, uma casa que apresenta um espaço bastante pequeno e multifuncional. Esta minicasa pré-fabricada sobre rodas possui portas francesas que permite a casa se abra para o exterior promovendo o contacto com a natureza; uma cozinha compacta de madeira; uma mesa de jantar embutida para dois; um banco de madeira; e ainda um chuveiro de cedro com uma claraboia que permite ter luz natural. O elemento sustentável em destaque é a sanita de compostagem ‘Nature's Head’.

São vários os pormenores desta minicasa: desde o revestimento em tijolo debaixo da ilha da cozinha até às vigas de madeira desgastadas no teto. Entre os detalhes estão ainda as bancadas de nogueira na cozinha, o pavimento impermeável e um aquecedor de água. Na decoração do interior foram escolhidos vários espelhos que fazem o espaço parecer mais amplo. Muitos dos materiais utilizados foram recuperados de outros projetos.

Esta minicasa - que foi construída sobre uma estrutura de reboque com 4 x 2,4 metros – possui ainda um ‘loft’ onde está o quarto de 1,22 x 1,22 metros, que recebe luz natural através de uma claraboia com vidro duplo.