
A saúde financeira da construtora Soares da Costa já viu melhores dias. Há trabalhadores sem receber salário há anos. E o Sindicado da Construção de Portugal estima mesmo que a dívida da empresa aos trabalhadores, entre salários em atraso e indemnizações, já acende aos 60 milhões de euros.
A empresa terá enviado para casa dezenas de trabalhadores em situação de “inatividade”, prometendo que os salários continuariam a ser pagos até ao arranque de um processo de despedimento coletivo, refere o Jornal de Notícias esta terça-feira, dia 31 de agosto de 2021. Mas até agora os pagamentos não foram feitos. Neste momento, há 50 pessoas nesta situação.
A construtora, que não tem obras em curso em Portugal, conta com 23 pedidos de insolvência no Tribunal do Comércio de Gaia, todos apresentados pelos trabalhadores, refere o mesmo jornal. Mas nos últimos três anos, só três foram concluídos, tendo sido a construtura condenada a pagar aos funcionários. Os outros estão em fila de espera, até porque cada processo é tratado individualmente e de forma sequencial, isto é, é preciso concluir um para dar seguimento a outro.
Para poder comentar deves entrar na tua conta