
Falência da Soares da Costa foi “culposa”, aponta Ministério Público
Foi considerada a maior construtura portuguesa e está atualmente falida, acumulando dívidas de 526 milhões de euros a mais de dois mil credores. Falamos da Soares da Costa, que mudou de nome em 2022 para Sociedade de Construções da África Austral (SdCAA). O Ministério Público (MP) qualificou a insolvência da empresa “como culposa” e Joaquim António Negrita Fitas, que presidiu à empresa nos seus últimos oito anos de vida, vai a julgamento.

Sede da falida Soares da Costa em leilão abaixo de preço
Aquela que já foi considerada a maior construtura portuguesa está hoje falida, acumulando dívidas de 526 milhões de euros a mais de 2 mil credores. Falamos da Soares da Costa, que está em processo de insolvência, e que pretende vender os principais imóveis em leilão. Acontece que a sua antiga sede em Vila Nova de Gaia já foi a leilão duas vezes e só recebeu ofertas por preços abaixo do valor base afixado. A próxima tentativa de venda deverá rondar 85% do valor mínimo.

Antiga sede da falida Soares da Costa volta a leilão
Chegou a ser uma das maiores construtoras portuguesas, a empregar perto de oito mil pessoas, mas faliu com dívidas de 526 milhões de euros. Desde então, a Soares da Costa tem tentado desfazer-se de vários ativos e terrenos – ainda que sem sucesso. O principal estaleiro e sede da empresa está novamente em leilão online com um valor base de 8,1 milhões de euros e um mínimo de 6,9 milhões.

Ativos da falida Soares da Costa foram a leilão – mas sem sucesso
A Soares da Costa chegou a ser a maior construtora portuguesa, mas faliu com dívidas de 526,3 milhões de euros a cerca de 2.200 credores, com o Estado à cabeça. Levou recentemente a leilão muitos dos seus ativos, mas sem sucesso, tendo “conseguido” arrecadar menos de 200.000 euros.

Ativos da falida Soares da Costa estão a ser leiloados online
Foi umas das maiores construtoras portuguesas, e mesmo após várias tentativas de recuperação, a Soares da Costa acabou por falir. Acumulou dívidas de 526 milhões de euros a 2.200 credores, estando agora o que resta dos seus ativos a serem vendidos online, através de leilão.

Ex-estaleiros da Soares da Costa convertidos em parque empresarial
O GFM Rendimento, fundo do bracarense Grupo Ferreira Martins, acaba de anunciar a compra dos ex-estaleiros da Soares da Costa na Rechousa, em Vila Nova de Gaia.

Soares da Costa: dívida aos trabalhadores chega aos 60 milhões
A saúde financeira da construtora Soares da Costa já viu melhores dias. Há trabalhadores sem receber salário há anos.

SDC Investimentos altera nome para Capitólio e investe 15 milhões no Porto Business Plaza
A SDC Investimentos mudou de nome e imagem, passando agora a chamar-se Capitólio. A recém-criada Capitólio, controlada e administrada em conjunto por Gonçalo Andrade Santos e António Castro Henriques, encabeça um grupo de empresas que atuam nas áreas de desenvolvimento imobiliário e de capital de risco, indicou a sociedade, em comunicado.
Acionistas da SDC Investimentos votam hoje saída da empresa de bolsa
Os acionistas da SDC Investimentos, que detém um terço da Soares da Costa Construções, votam esta terça-feira (27 de fevereiro) em assembleia-geral extraordinária a perda de qualidade de sociedade aberta e consequente saída da empresa de bolsa.
Prestes a fazer 100 anos, a última vida da Soares da Costa depende da banca nacional e angolana
A construtora Soares da Costa é como um gato, com sete vidas que lhe têm permitido resistir a vários e continuados sobressaltos. Na terça-feira passada, a construtora sacou o último trunfo e decidiu avançar com um Processo Especial de Revitalização (PER), para tentar viabilizar um plano de recuperação, indispensável à sua sobrevivência. Isto significa que a empresa com quase 100 anos de história depende da agora "boa vontade" dos credores, que são sobretudo bancos portugueses e angolanos e terão de perdoar uma dívida de 200 milhões de euros.

Construção: Soares da Costa vai despedir 500 trabalhadores
A crise em Portugal e Angola são os argumentos dados pela construtora Soares da Costa para justificar o processo de despedimento coletivo de cerca de 500 funcionários com que vai avançar. A decisão da empresa de origem portuguesa, mas que tem o angolano António Mosquito como principal acionista, foi anunciada numa carta enviada à Comissão de Trabalhadores da empresa.

Empresário angolano António Mosquito sai da Soares da Costa
A Soares da Costa, construtora de origem portuguesa, acaba de ser alvo de novos movimentos na sua estrutura acionista. Desta vez, o empresário angolano António Mosquito, que detinha 66,7% da empresa, decidiu vender a posição que tinha comprado no ano passado, por 70 milhões de euros, a outros dois grupos locais. Os outros 33,3% da Soares da Costa mantiveram-se propriedade da Investifino, de Manuel Fino, antigo acionista maioritário da construtora.

Construtora Soares da Costa “muda-se” para o Edifício Espanha
A construtora Soares da Costa vai mudar-se para o Edifício Espanha, antigo Edifício da Bolsa, localizado numa das zonas centrais de Lisboa, na rua Soeiro Pereira Gomes, perto do Hospital de Santa Maria e da Cidade Universitária.

Soares da Costa aposta na África Central e sai do Brasil
A Soares da Costa vai apostar nos próximos quatro anos em negócios na África Central como “polo de crescimento” da construtora, depois de já ter instalado este ano em Luanda, Angola, a sua sede operacional. A empresa vai, por outro lado, vender a sua operação no Brasil.
Soares da Costa terá sede onde for “mais favorável do ponto de vista fiscal”
Joaquim Fitas assumiu a presidência-executiva da Soares da Costa na sexta-feira e já tem delineado um plano estratégico muito claro para os próximos anos. Com a mudança do centro estratégico para Angola, a sede da construtora deve deixar de ser no Porto. “[Será onde for] mais favorável do ponto de vista fiscal e que permita continuar a garantir emprego, libertar meios, aumentar o volume de negócios e o valor da empresa para todos os interessados”, adiantou o novo CEO da empresa.
Soares da Costa foca-se em Angola e anuncia Joaquim Fitas como CEO
A Soares da Costa anunciou que Angola passa a “centro estratégico” do grupo e que África será o “mercado prioritário” na construção, tendo os acionistas nomeado Joaquim Fitas como novo presidente da Comissão Executiva da empresa – sucede no cargo a António Castro Henriques, que renunciou às suas funções no início do mês.

Soares da Costa ganha quatro obras em Moçambique por 17,5 milhões
A Soares da Costa recebeu quatro obras em Moçambique, avaliadas em 20 milhões de dólares (17,5 milhões de euros).

Opway disputada por quatro construtoras
O Grupo Espírito Santo (GES), principal acionista da Opway, contactou 13 potenciais interessados na empresa. Mas no final restam apenas quatro candidatos na corrida à construtora: Soares da Costa, Zagope, Somague, Prébuild, Vallis, Nadhari.

Filha de Salvador Caetano encaixa 2,8 milhões com redução de posição na ex-Soares da Costa
Herdou 11% do Grupo Soares da Costa em 2011. Três anos depois, Ana Maria Caetano já só tem 6,74% da empresa, que agora se chama SDC. Na última semana, a empresária vendeu perto de 700 mil ações e arrecadou 183 mil euros. No total, com a redução da participação na antiga construtora, a filha de Salvador Caetano conseguiu um encaixe de 2,87 milhões de euros.

Grupo Soares da Costa desvaloriza 50% em bolsa desde janeiro
O Grupo Soares da Costa já perdeu quase metade do seu valor em bolsa desde janeiro deste ano. A 16 de janeiro, os títulos do grupo liderado por Manuel Fino tocaram máximos de novembro de 2010, nos 0,59 euros, mas entretanto já perderam 48,3%: estavam a cotar 0,305 euros ontem.
Grupo Soares da Costa assume-se como “gestor de participações e investimentos”
O grupo Soares da Costa assume-se, na apresentação dos resultados de 2013, que já incluem os efeitos da perda de controlo da construtora e o plano de venda da norte-americana Prince, “cada vez mais como um gestor de um portefólio de participações e investimentos”.
Soares da Costa vende subsidiária nos EUA por 18 milhões
O grupo Soares da Costa, liderado por António Castro Henriques, "estabeleceu um acordo com uma subsidiária do grupo Dragados para lhe alienar a totalidade do capital da sociedade de direito americano Prince Contracting". Em comunicado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Soares da Costa refere que esta operação, "ainda sujeita a aprovação de entidades externas às partes, será efectuada por um valor de 18 milhões de dólares (cerca de 13,1 milhões de euros)".
António Mosquito assume presidência da Soares da Costa
O empresário angolano António Mosquito concluiu esta quarta-feira (dia 13) a aquisição de 66,7% do capital da construtora Soares da Costa, posição pela qual pagou 70 milhões de euros, que servem para recapitalizar a empresa.A operação, via um aumento de capital, foi oficializada em Assembleia Geral,
António Mosquito “entra” hoje na Soares da Costa com 70 milhões
O empresário angolano António Mosquito injeta esta quarta-feira 70 milhões de euros na Soares da Costa Construção, através da GAM Holdings, sociedade de direito luxemburguês.
Investifino vende ações da Soares da Costa e fica com 66,65% do capital
A Investifino, empresa liderada por Manuel Fino, vendeu 6.657.301 ações da Soares da Costa, representativas de 4,16% do capital social da construtora, entre os dias 16 e 27 de janeiro, o que levou a que sua posição descesse dos 70%.Segundo o Jornal de Negócios, que se apoia num comunicado emitido à