Comentários: 0

A Autoridade da Concorrência (AdC) deu luz verde ao processo de alienação das concessões da Beira Interior e de Trás os Montes por parte da antiga Soares da Costa aos espanhóis da Global Vía Infrastructuras (GVI). A entidade revelou, em comunicado, que não se opõe à operação de concentração já “que a mesma não é suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva nos mercados relevantes identificados.

Com esta decisão, a AdC permite que a GVI assuma o controlo exclusivo sobre as empresas que compõem o Grupo Scutvias e o Grupo Transmontana, grupos de que faz parte.

Esta operação, segundo o comunicado divulgado a 23 de dezembro pela vendedora Soares da Costa Investimentos (SDCI), “compreende assunção de passivos, substituição ou libertação de responsabilidades e pagamento em dinheiro”, ainda que esteja sujeita a “ajustamentos, sobretudo dependentes do momento em que seja possível concretizá-la”, escreve o Construir.

Para já, o preço baseia-se em “cerca de 126,5 milhões de euros e estima-se que dela resulte um impacto negativo nos resultados consolidados de cerca de 19 milhões de euros, um incremento patrimonial positivo nos capitais próprios de cerca de 25 milhões de euros e a redução do passivo consolidado em cerca de 71 milhões de euros”, acrescenta a publicação.

Com a operação, a SDC sai do negócio de concessões e fica centrada no imobiliário, mantendo a participação de 33,33% na Soares da Costa Construção, ainda que com uma imparidade constituída para reconhecer eventuais perdas futuras.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta