Casa da Arquitectura, em Matosinhos, acolhe exposição dedicada à arquitetura pré-fabricada, uma solução para os projetos do PRR.
Comentários: 0
Arquitetura pré-fabricada
Casa da Arquitectura em Matosinhos flickr_commons
Lusa
Lusa

“The Reasons Offsite” é uma exposição virtual inaugurada no sábado na Casa da Arquitectura, em Matosinhos, e que se debruça sobre a arquitetura pré-fabricada, uma solução para construção no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Na exposição “Reasons Offsite”, o espectador precisa usar uns óculos especiais e uma espécie de luvas com botões para poder descobrir a evolução histórica da arquitetura pré-fabricada.

Nessa viagem virtual, o visitante pode, à distância de um clique, ir até à Antártida e depois ir até às antigas colónias francesas e visitar alguns exemplos de edifícios pré-fabricados que são considerados “fundamentais”, explicou à Lusa Samuel Gonçalves, coordenador do estúdio de arquitetura Summary e curador da exposição.

“The Reasons Offsite” é uma “exposição sobre a arquitetura da pré-fabricação”, afirmou Samuel Gonçalves, ressalvando que embora o tema não seja novo, assume “hoje uma nova relevância”.

Casas pré-fabricadas
Casa da Arquitectura em Matosinhos flickr_commons

Casas pré-fabricadas: uma solução para os desafios atuais da construção

“Os programas de financiamento apoiados pelo PRR implicarão muito em breve a construção massiva de edifícios e infraestruturas em Portugal, com prazo de execução curtos, e que a construção corrente demonstrou não ser capaz de acompanhar”, realçou o curador da exposição.

Ao problema da construção, deve acrescentar-se a escassez de mão de obra na construção civil, que foi “amplamente identificada por profissionais do setor, como por qualquer pessoa que não encontra um empreiteiro disponível para construir a sua casa”, disse Samuel Gonçalves.

Segundo o diretor executivo da Casa da Arquitectura, Nuno Sampaio, “a arquitetura hoje tem a necessidade da pré-fabricação” para se poder construir rápida e eficazmente.

“Tem de haver uma capacidade de construir cidades de uma forma diferente, porque as exigências hoje são outras”, realçou, destacando a preocupação que a Casa da Arquitectura tem em “trazer novas visões” que consigam dar resposta aos desafios atuais num “mundo que está em guerra, pandemia e revoluções e que leva a uma aceleração da transformação”.

A exposição “The Reasons Offsite” divide-se em duas partes:

  • a primeira explora os conflitos da pré-fabricação através da participação de seis autores convidados que constroem um “atlas teórico, disperso e hipertextual, misturando crítica, ensaio, história e manifesto”.
  • a segunda parte da mostra apresenta a radiografia da evolução histórica da pré-fabricação através da seleção de 25 edifícios ou sistemas construtivos.

A exposição “The Reasons Offsite”, que chegou sábado a Portugal, através da Casa da Arquitectura, foi apresentada em Boston, nos Estados Unidos da América, em Budapeste, na Hungria, e em Weimar, na Alemanha, esta última apresentação no âmbito do programa oficial do centenário da Bauhaus.

A exposição fica patente na Casa da Arquitectura de Matosinhos até dia 25 de setembro e pode ser vista de terça a sexta-feira entre as 10:00 e as 19:00 e aos sábados e domingos entre as 10:00 e as 20:00.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta