
Governo já entregou 10.000 casas e diz que meta do PRR será cumprida
O Ministério das Infraestruturas e Habitação divulgou esta segunda-feira, dia 21 de julho, que já foram entregues 10.000 casas a famílias no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que pretende entregar este mês 1.200, garantindo que até dezembro disponibilizará 8.000.Em comunicado, o mi

Governo continua "a acreditar" que habitação do PRR cumprirá prazos
O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, admitiu esta segunda-feira, dia 26 de maio, atrasos na execução dos projetos previstos na componente de habitação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), mas disse continuar “a acreditar” que os prazos serão cumpridos.“Continuamos

Torre de Belém encerra para obras com prazo de um ano
A Torre de Belém, em Lisboa, encerrou para obras de conservação e restauro, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que têm a duração prevista de um ano, embora sejam possíveis reaberturas intermitentes, anunciou a empresa responsável.De acordo com um comunicado da empresa pública Mus

Atrasos do IHRU preocupam autarcas em cumprir habitação do PRR
Vários autarcas da Grande Lisboa continuam preocupados em finalizar os seus projetos de habitação propostos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sobretudo numa altura em que o prazo para concluir as obras se resume a um ano e alguns meses.

Governo promete 59 mil habitações – mas só 25% serão casas novas
O Governo de Montenegro prometeu duplicar a construção de habitação pública, passando a ser contabilizadas 59 mil casas no âmbito do programa 1º Direito, que vão contar com fundos europeus ou vindos do Orçamento do Estado. Mas só cerca de 25% destas habitações dizem respeito a casas novas.

Casas para estudantes e idosos paradas estão a devolver verbas do PRR
Dentro de pouco mais de dois anos, termina o prazo para concluir as obras previstas no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Mas, até ao momento, há muitos projetos parados e que estão a gerar preocupações, aponta Pedro Dominguinhos, presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento (CNA) do PRR. E já há mesmo projetos parados que estão a devolver a verbas, como é o caso de residências de estudantes e de casas para idosos, revelou ainda.

PRR na Habitação: 5 autarquias reúnem mais de metade das verbas
O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) chegou como uma lufada de ar fresco a Portugal, permitindo, entre outras matérias, melhorar e aumentar o parque habitacional do país. Foram muitos os municípios que aproveitaram as verbas vindas de Bruxelas para avançar com a construção, reabilitação e compra de casas para colocá-las no mercado a preços mais acessíveis até 2026. Há 31 autarquias que contam receber um total de 675 milhões de euros no âmbito do PRR para habitação. Mas a verdade é que mais de metade desta verba está concentrada em apenas cinco municípios: Lisboa, Setúbal, Oeiras, Matosinhos e Coimbra.

1º Direito: ex-Governo de Costa reforça verbas em 390 milhões de euros
Antes de deixar funções, o Governo de António Costa reforçou as verbas destinadas ao 1º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, para a construção das 26 mil habitações que já se candidataram ao programa. Assim, o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) foi autorizado a gastar mais 390 milhões de euros para garantir a construção das casas até 2026, valor que se soma ao investimento previsto no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Habitação social: Matosinhos vai construir 64 casas com 8,4 milhões
A câmara de Matosinhos aprovou na semana passada a abertura de um concurso público para construir 64 fogos de habitação social, uma empreitada de 8,4 milhões de euros que tem financiamento previsto no Plano de Resiliência e Recuperação, anunciou a autarquia.

1.º Direito com quase 3 mil casas construídas até ao final de 2023
Há milhares de casas a serem construídas por todo o país no âmbito do Programa 1.º Direito, que conta com verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Ilha de São Miguel vai ter mais 400 casas até 2026 com ajuda do PRR
O presidente do Governo dos Açores anunciou na sexta-feira, dia 13 de outubro, a construção de 200 habitações e a reabilitação de 201 moradias em São Miguel, num investimento de 37,3 milhões de euros, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
“Será um investimento de [cerca de] 38 milh

Falta de casas para trabalhadores ameaça projetos do PRR
São vários os projetos apoiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que precisam de mão de obra especializada para desenvolver os trabalhos dentro do prazo estipulado pela Comissão Europeia – até 2026. Acontece que muitos trabalhadores estão em mobilidade precisando de casas para viver nos próximos anos. Mas deparam-se com uma realidade: a falta de casas em várias cidades do país e os preços elevados das habitações disponíveis no mercado. Tudo isto tem dificultado o alojamento destes trabalhadores e colocado em risco o cumprimento dos prazos do PRR.

PRR: habitação preocupa e nova linha de metro está em estado crítico
A Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (CNA-PRR) identificou 15 investimentos em estado preocupante ou crítico, entre os quais se destacam os investimentos em habitação, em empresas, florestas e no que diz respeito à digitalização na educação. O investimento no metro ligeiro de superfície Loures-Odivelas, em Lisboa, está mesmo em estado crítico. Por detrás do atual estado dos investimentos previstos no PRR estão fatores como os atrasos nas candidaturas ou mesmo metas demasiado ambiciosas.

1º Direito: Famalicão vai comprar 79 casas por 10,5 milhões de euros
A dificuldade em aceder a uma casa digna é uma questão já identificada em Vila Nova de Famalicão, como em todo o território nacional. E, para dar resposta aos problemas habitacionais do concelho, a autarquia famalicense vai comprar 79 casas por 10,5 milhões de euros, através de uma Oferta Pública de Aquisição de Imóveis. Estas habitações destinam-se ao mercado de arrendamento no âmbito do Programa 1.º Direito.

Governo reconhece "prioridade" da Habitação ao criar ministério
A ex-deputada e arquiteta Helena Roseta considera que o Governo assumiu que a habitação "é uma prioridade" com a criação do seu próprio ministério, a primeira vez que o tema não está englobado noutro desde o 25 de Abril.

Contratação pública: mudanças na lei entram hoje em vigor
As alterações na contratação pública foram publicadas em Diário da República no passado dia 7 de novembro. E têm em vista simplificar procedimentos administrativos e criar um regime de conceção-construção especial mais rápido e eficaz. Será já no próximo dia 2 de dezembro que estas novas regras sobre a contração pública vão entrar em vigor, aplicando-se aos procedimentos de formação de contratos públicos iniciados após essa data.

“Não há razão nem desculpa para haver 160 mil imóveis vazios na AML”
A falta de habitação é uma questão bem presente na Grande Lisboa. Com a subida dos preços das casas, cerca de 62% das famílias que vivem na Área Metropolitana de Lisboa (AML) têm de despender mais de 40% do seu rendimento para conseguir arrendar ou comprar casa. Mas, apesar da elevada procura e de haver vários incentivos à reabilitação de imóveis, há ainda cerca de 160.000 casas vazias na Grande Lisboa. “Não há, de facto, razão nem desculpa para estes imóveis estarem vazios”, sublinha Ana Pinho, ex-secretária de Estado da Habitação, em entrevista ao idealista/news.

Governo quer apoiar 3.000 startups com 90 milhões de euros
O Governo vai lançar um pacote de 90 milhões de euros para apoiar 3.000 empresas recém-criadas (startups) nos próximos quatro anos, anunciou esta quarta-feira, dia 2 de novembro, em Lisboa o ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva.

Grandes obras no PRR? Estão fora do alcance de construtoras nacionais
Os prazos para executar as obras financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) são curtos. Os projetos imobiliários propostos devem estar concluídos até 2026, sob pena de perderem o financiamento da bazuca europeia. A corrida às obras públicas está instalada. Mas o setor teme que o atraso no planeamento dos projetos abra caminho para o lançamento de concursos de grande dimensão, que estão fora do alcance das construtoras portuguesas.

PRR apoia habitação? Famílias a precisar de casa triplicam em 4 anos
O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) surgiu como uma lufada de ar fresco para o setor da habitação, planeando dar casas dignas a 26.000 famílias com um investimento total de 1.200 milhões de euros a fundo perdido, desde que realizado até 2026. Mas tudo indica que este investimento na habitação não vai chegar, já que hoje há muito mais famílias a viver em situação de precariedade habitacional do que as sinalizadas em 2018. Até meados de março de 2022, já estavam sinalizados mais do triplo de casos – em concreto, 80.000 famílias a viver em habitações indignas.

Arquitetura pré-fabricada é mote de exposição digital em Matosinhos
“The Reasons Offsite” é uma exposição virtual inaugurada no sábado na Casa da Arquitectura, em Matosinhos, e que se debruça sobre a arquitetura pré-fabricada, uma solução para construção no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Morar no Funchal: o sonho de viver em casas acessíveis
A Madeira é um destino que atrai turismo dos quatro cantos do mundo. O clima ameno, as praias banhadas pelo Oceano Atlântico, as casas tradicionais, a gastronomia e as suas florestas encantam quem visita a ilha.

Ajudas à habitação na Madeira: 136 milhões para apoiar 1.400 famílias
O Governo da Madeira prevê investir 136 milhões de euros do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) para apoiar 1.400 famílias na habitação, indicou esta segunda-feira (16 de maio de 2022) a empresa pública do setor, apontando para a construção de 783 fogos até 2026.

1º Direito: carência habitacional atinge mais de 65 famílias
Quantas famílias vivem, hoje, com carência habitacional em Portugal? O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) havia identificado cerca de 26 mil famílias a viver em condições indignas em 2018.

Eficiência energética: 214 candidaturas para melhorar imóveis públicos
Um dos focos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) é a melhoria da eficiência energética do edificado português, destinando para o efeito mais de 600 milhões de euros.