O preço dos materiais e o custo da mão de obra apresentaram, respetivamente, variações homólogas de 20,5% e de 5,8%
Comentários: 1
custo de construir casa nova
Foto de Cal David @Pexels
Lusa

Os custos de construção de habitação nova aumentaram 14,3% em abril, em termos homólogos, mais 2,7 pontos percentuais (p.p.) do que no mês anterior, refletindo sobretudo o aumento dos preços dos materiais, revelou o INE.

Segundo o Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN), medido pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o preço dos materiais e o custo da mão de obra apresentaram, respetivamente, variações homólogas de 20,5% e de 5,8%. Este índice é uma estatística derivada que tem como objetivo medir o custo de construção de edifícios residenciais em Portugal.

O aumento homólogo do ICCHN registado em abril é o mais elevado desde janeiro de 2001, segundo os dados da série disponibilizada pelo instituto estatístico, sendo este o segundo mês consecutivo com uma subida de dois dígitos.

Quais os materiais que mais fizeram subir os custos de construção de habitação nova?

O custo dos materiais contribuiu com 11,9 p.p. para a formação da taxa de variação homóloga do ICCHN (8,9 p.p. em março), indica o INE, acrescentando que “a componente mão de obra reduziu a sua contribuição para 2,4 p.p. (2,7 p.p. no mês anterior)”.

Entre os materiais que mais contribuíram para esta evolução estão:

  • os aços e
  • produtos cerâmicos, com crescimentos homólogos acima dos 60%.

Já o gasóleo, as obras de carpintaria e os aglomerados e ladrilhos de cortiça apresentaram crescimentos homólogos acima dos 30%.

Em abril, a taxa de variação mensal do ICCHN foi 3,3%, com o custo dos materiais e o custo da mão de obra a aumentarem 5,4% e 0,2%, respetivamente.

As componentes materiais e mão de obra contribuíram com 3,2 p.p. e 0,1 p.p., respetivamente, para a formação da taxa de variação mensal do ICCHN (2,7 p.p. e 0,2 p.p. em março, pela mesma ordem).

Ver comentários (1) / Comentar

1 Comentários:

Pacheco Century Lazuli
8 Junho 2022, 15:46

Além do periodo de pandêmia por covid-19 a guerra na Ucrãnia soou como uma bomba na elevação dos preços, principalmente do petróleo, do aço e dos derivados cerãmicos, pelo visto não só a guerra mas o cenário de aumento de preço irão perdurar a médio prazo.
Os empreendimentos na planta, por exemplo, já estão quase o valor do metro quadrado de imóveis na mesma zona e com caraceristicas semelhantes.
Pacheco Consultor Imobiliário
934099427

Para poder comentar deves entrar na tua conta