
A primeira extensão para escritórios impressa em 3D na Europa já está concluída. Aconteceu recentemente em Hausleiten, na Áustria. Trata-se de um projeto que resulta de uma colaboração entre o grupo de tecnologia de construção STRABAG e a fabricante de andaimes e formas PERI, pioneira em impressão em cimento 3D PERI. O edifício em causa tem 125 metros quadrados (m2) e “nasce” junto a um outro já existente, tendo sido “construído” em apenas 45 horas.
O projeto em causa tem a assinatura do estúdio de arquitetura alemão Mense-Korte Achitects, tendo a referida extensão de escritórios sido impressa em 3D pela PERI em cooperação com a austríaca STRABAG.
“O edifício em Hausleiten é um marco para a STRABAG, para a PERI, para todos os envolvidos. E um marco para a indústria de construção austríaca como um todo. A impressão 3D de edifícios fará parte do futuro da construção, sendo uma tecnologia que oferece soluções para os desafios que atualmente ocupam a indústria: digitalização, eficiência, escassez de trabalhadores qualificados etc.”, disse em comunicado Thomas Imbacher, membro do Conselho de Inovação e Marketing da PERI SE.
O edifício em causa foi impresso com uma BOD2, a impressora de construção 3D mais vendida globalmente da COBOD. A velocidade máxima de impressão da impressora de construção 3D BOD2 a um metro por segundo é a mais rápida do mundo, o que permitiu, conforme já referido, que o imóvel estivesse concluído em apenas 45 horas.
"Acreditamos firmemente que a impressão de construção 3D irá revolucionar a indústria da construção devido à sua capacidade de automatizar e industrializar o processo de construção"
Henrik Lund-Nielsen, fundador e General Manager da COBOD International
Também citado na nota, Henrik Lund-Nielsen, fundador e General Manager da COBOD International, considera que está dado mais um passo para o futuro do setor: “A nossa tecnologia superior é documentada pela tecnologia de impressão 3D da COBOD em várias aplicações, além apenas dos edifícios residenciais de baixa dimensão, como bases de torres de moinhos de vento, suportes de tubos de cimento, escolas e, agora, um edifício de escritórios. Acreditamos firmemente que a impressão de construção 3D irá revolucionar a indústria da construção devido à sua capacidade de automatizar e industrializar o processo de construção”.
Em 2018 o Grupo PERI adquiriu uma participação minoritária na COBOD. Desde então, as duas empresas têm trabalhado em conjunto. Com o projeto de impressão em Hausleiten, a equipa de impressão 3D da PERI concluiu com sucesso seis projetos de impressão com as impressoras de construção 3D da COBOD. Estes incluem a primeira casa impressa em 3D na Alemanha, a primeira casa/apartamento multifamiliar impressa em 3D na Europa e agora a extensão do escritório em Hausleiten.
Para poder comentar deves entrar na tua conta