Garantia dada pelo primeiro-ministro António Costa na abertura do Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses.
Comentários: 0
Licenciamentos de obras em Portugal
Foto de Marina Poliukhovich na Unsplash

O diploma para acelerar os licenciamentos de habitação vai ser aprovado pelo Governo em Conselho de Ministros no dia 12 de outubro, anunciou este sábado (30 de setembro de 2023) o primeiro-ministro. Há muito tempo que os vários players do setor imobiliário reclamam a agilização dos processos de licenciamento, de forma a acelerar o aumento da oferta de casas no mercado.

“Está a ser feita uma profunda reforma a nível legislativo de todos os processos de licenciamento. E no próximo dia 12 de outubro aprovaremos em Conselho de Ministros o diploma sobre a simplificação do licenciamento em matéria de construção, em particular para a habitação”, afirmou António Costa, na abertura do Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Citado pela Rádio Renascença, o primeiro-ministro referiu que Portugal tem de dar o “salto qualitativo” para eliminar os custos de contexto nos processos de licenciamento.

No Seixal, perante autarcas, Costa anunciou ainda um reforço das transferências financeiras para os municípios: “Em 2023, o aumento das transferências foi de 6,3% e não anteciparei nenhum segredo em particular se disser que, no próximo Orçamento do Estado (OE) em 2024, haverá um reforço de mais 603 milhões de euros”. 

Marcelo promulgou diploma que simplifica licenciamentos, mas deixou avisos

De recordar que, no final de agosto, no mesmo dia em que vetou o diploma do Mais Habitação, o Presidente da República promulgou um decreto do Governo que reforma e simplifica os licenciamentos na construção habitacional. Marcelo Rebelo de Sousa deixou, no entanto, avisos ao Governo, salientando que vai estar atento à “compatibilização” com a segurança e a qualidade dos edifícios.

Em declarações ao idealista/news, e numa primeira reação à decisão do Chefe de Estado, a Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII) disse louvar a promulgação do decreto de simplificação urbanística, garantindo que irá "continuar a trabalhar para fazer um bom diploma de autorização legislativa". Este tem sido, de resto, um dos temas mais debatidos e reclamados pelo setor há vários anos, com vários players do mercado a considerarem que os atrasos nos licenciamentos condicionam a execução de projetos e o aumento da oferta de habitação no mercado.

Com a legislação agora promulgada, o Governo propõe eliminar licenças, autorizações, atos e procedimentos “dispensáveis ou redundantes” em matéria de urbanismo, ordenamento do território e indústria.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta